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Prefeitura de Hortolândia oferece a bolsistas de projetos públicos capacitação para o mundo do trabalho

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Formação gratuita, com ênfase na proatividade e protagonismo profissional, aconteceu na manhã desta terça-feira (07/06), no auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”

Moradores de Hortolândia, cadastrados em dois projetos públicos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, participaram, na manhã desta terça-feira (07/06), da “Capacitação para o mundo do trabalho com ênfase na proatividade e no protagonismo profissional”. A formação, realizada no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, foi ministrada pela assistente social, quadro técnico da pasta, Michelle Costa Corrêa Leite.

A capacitação reuniu bolsistas do Programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado, e também inscritos no Projeto “Empregabilidade Assistida De Mãos Dadas”. A secretária adjunta de Inclusão Social, Roberta Moraes Diniz, e o Diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira (Tino Sampaio), participaram da abertura do evento.

“Esse momento de formação para bolsistas do Programa Bolsa Trabalho, juntamente com os inscritos no Projeto Empregabilidade Assistida, oferece uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho, para que estas pessoas sejam protagonistas de sua própria história. É uma garantia de uma melhor qualificação para se apresentar em uma entrevista, na distribuição de currículos, para sejam emancipadoras de sua própria história”, afirma Roberta Diniz.

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Saiba mais sobre os projetos

O projeto “De Mãos Dadas” busca auxiliar, na esfera do emprego e da geração de renda, pessoas desempregadas por longo tempo, sem renda e atendidas pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) em unidades vinculadas ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, os CCSs (Centros de Convivência Social) Brasil e Rosolém. O objetivo é ajudá-las a se reinserir profissionalmente. O Projeto de Empregabilidade Assistida tem como base a metodologia do emprego apoiado, existente há mais de 30 anos nos Estados Unidos e em países da Europa. Sua principal característica é que toda pessoa em situação de vulnerabilidade e risco social é capaz de entrar no mercado de trabalho, desde que exista acessibilidade e o apoio necessário. Isso significa que cada pessoa assistida pela metodologia seja incluída de maneira atitudinal, ou seja, sem barreiras e estigmas, com acompanhamento assistido, para que suas habilidades e potencialidades sejam reconhecidas individualmente.

Já o Programa Bolsa Trabalho, vinculado ao Bolsa do Povo, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. A iniciativa oferece aos selecionados bolsa auxílio no valor de R$ 540,00 para desempregados. Para participar do programa, e necessário fazer inscrição no site Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br). O prazo de inscrição vai até o dia 17 deste mês. O programa também oferecerá vagas de emprego temporárias em órgãos públicos do município, com jornada de trabalho de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o município oferecerá 150 vagas de emprego em Secretarias Municipais e órgãos públicos da cidade.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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