Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia fiscaliza mortandade de peixes na lagoa do Jardim Amanda

Equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura esteve no local para investigar causa da mortandade de peixes, nesta sexta-feira (14/01)

A Prefeitura de Hortolândia esteve na lagoa do Jardim Amanda para investigar a causa da mortandade de peixes verificada no local, na tarde desta sexta-feira (14/01). O trabalho foi realizado pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a fiscalização, foi constatado na lagoa mau cheiro e coloração diferente da água. Além disso, a Prefeitura também acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para avaliar o local. Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos realizou a retirada dos peixes mortos. A lagoa é a principal área de lazer na região.

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia ainda ressalta que realiza constantemente ações de fiscalização ambiental no munícipio e de limpeza e retirada das plantas aguapés do espelho d’água nas lagoas. Além disso, o entorno das lagoas também recebem ações de zeladoria, como poda do mato e limpeza. 

Essas ações são importantes para manter o embelezamento das lagoas, mas a Prefeitura salienta que é necessária a colaboração dos moradores para que não realizem ligações irregulares nas redes de esgotos. Essa atitude faz com que dejetos domésticos sejam despejados nas lagoas, causando a proliferação destas plantas, bem como a contaminação das águas, o que pode causar a morte de animais aquáticos. Já para manter o entorno das lagoas limpos, é importante que a população faça o descarte de lixo e resíduos nos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da cidade.     

O descarte irregular de lixo em vias e áreas públicas está sujeito à multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e/ou veículos que praticam crime ambiental, podem fazer denúncias e enviar fotos e informações pelo aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixá-lo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo