Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia fiscaliza mortandade de peixes na lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Fiscalizacao Ambiental

Equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura esteve no local para investigar causa da mortandade de peixes, nesta sexta-feira (14/01)

A Prefeitura de Hortolândia esteve na lagoa do Jardim Amanda para investigar a causa da mortandade de peixes verificada no local, na tarde desta sexta-feira (14/01). O trabalho foi realizado pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. De acordo com a fiscalização, foi constatado na lagoa mau cheiro e coloração diferente da água. Além disso, a Prefeitura também acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para avaliar o local. Ainda nesta sexta-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos realizou a retirada dos peixes mortos. A lagoa é a principal área de lazer na região.

A Prefeitura de Hortolândia ainda ressalta que realiza constantemente ações de fiscalização ambiental no munícipio e de limpeza e retirada das plantas aguapés do espelho d’água nas lagoas. Além disso, o entorno das lagoas também recebem ações de zeladoria, como poda do mato e limpeza. 

Essas ações são importantes para manter o embelezamento das lagoas, mas a Prefeitura salienta que é necessária a colaboração dos moradores para que não realizem ligações irregulares nas redes de esgotos. Essa atitude faz com que dejetos domésticos sejam despejados nas lagoas, causando a proliferação destas plantas, bem como a contaminação das águas, o que pode causar a morte de animais aquáticos. Já para manter o entorno das lagoas limpos, é importante que a população faça o descarte de lixo e resíduos nos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da cidade.     

O descarte irregular de lixo em vias e áreas públicas está sujeito à multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e/ou veículos que praticam crime ambiental, podem fazer denúncias e enviar fotos e informações pelo aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixá-lo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Influencer de Hortolândia dará dicas de livros da Biblioteca Municipal

Publicado

em

A adolescente Isabelly Modesto, de 15 anos, apresentará títulos do acervo da biblioteca, a partir da segunda-feira (24/01) 

Os jovens de hoje só querem saber de celular, aplicativos e jogos digitais. Eles detestam livros. Não é bem assim. Prova disso é que muitos jovens são populares nas redes sociais por compartilharem o gosto pela literatura e darem dicas de livros. Este é o caso de Isabelly Modesto, de 15 anos. Usuária cadastrada da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, a adolescente fará uma ação com apoio da própria biblioteca. Ela postará stories e resenhas de livros do acervo da biblioteca no Instagram, a partir da próxima segunda-feira (24/01). 

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, a jovem conheceu a biblioteca nas redes sociais ao ver postagens feitas pela própria biblioteca. Isabelly, acompanhada de sua mãe, Míriam, foi conferir pessoalmente o espaço e aproveitou para fazer seu cadastro. “Achei legal o espaço. Fiquei surpresa positivamente. A biblioteca tem muita diversidade e livros que estão em alta. Inclusive, quando fiz minha carteirinha já peguei três livros que estava doida para ler”, conta Isabelly.

Os livros citados pela jovem integram a trilogia “Escândalos e Canalhas”, da autora norte-americana Sarah MacLean. Os títulos são “Cilada Para Um Marquês”, “Amor Para Um Escocês” e “Cilada Para Um Inglês”.

Isabelly tem perfil no Instagram no qual fala sobre literatura e obras que leu e gostou. Suas postagens atraem muita gente, tanto que já tem mais de 15.000 seguidores. Ela intensificou as postagens durante a pandemia. “Foi na época em que não podia sair de casa. Meu Instagram é meu refúgio. Eu sempre me senti conectada com a literatura e os livros. É muito bacana! Eu converso e interajo com as pessoas, que me perguntam dicas de livros. Também compartilho os livros que quero ler”, relata Isabelly.   

O coordenador Rafael Antonio da Silva explica que Isabelly fará resenhas dos livros no Instagram da Biblioteca Municipal e os stories no perfil dela, que serão respostados pela biblioteca. As postagens serão feitas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras. A ação será realizada até o dia 16 de fevereiro. Para quem quiser conferir as postagens, é só acompanhar no Instagram da biblioteca (CLIQUE AQUI) e de Isabelly (CLIQUE AQUI). 

“O objetivo dessa ação com a Isabelly é promover a biblioteca e seu acervo, integrar e interagir com os jovens leitores por meio das mídias sociais. É muito importante a biblioteca fazer essa aproximação com uma linguagem e um formato jovens. Queremos estreitar o laço com o público jovem e cada vez mais trazê-lo para conhecer a biblioteca”, destaca Silva. 

O coordenador ressalta ainda que, atualmente, a biblioteca tem mais de 5.500 leitores cadastrados. Desse total, 33% dos usuários estão na faixa de 0 a 20 anos. 

CADASTRO

Para facilitar a vida de quem quer se cadastrar como usuário, a Biblioteca Municipal implantou o COB (Cadastro On-line Biblioteca), em outubro do ano passado. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF). 

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

A Biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Em Hortolândia, Conselho Tutelar pode ser acionado pela população 24 horas por dia, todos os dias da semana

Publicado

em

Órgão da Prefeitura dá suporte à jovens em situação de violência

O Conselho Tutelar é o órgão municipal ou distrital de defesa dos direitos da criança e do adolescente, previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Constituição Federal Brasileira. A lei determina que “cada Município e no Distrito Federal haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão da administração pública local”. Cumprindo determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Hortolândia vai facilitar o canal de comunicação da população com o plantão do Conselho Tutelar na cidade.

“Queremos tornar mais fácil o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Conselho Tutelar da cidade. É missão do poder público envolver todos na garantia de direito da defesa de crianças e adolescentes. Vamos divulgar de maneira efetiva os contatos do nosso órgão do plantão, para receber as denúncias de maneira rápida e, cada vez mais, evitar qualquer tipo de violência contra nossos jovens. Eles são nosso futuro e merecem sempre atenção”, comenta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Atualmente, Hortolândia já conta com dois Conselhos Tutelares, formado por cinco titulares e cinco suplentes, cada. Um destes conselhos, eleito no ano passado, atende especialmente as regiões dos jardins Novo Ângulo e Amanda. Na cidade, o Conselho Tutelar pode ser acionado pela população 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio dos telefones (19) 3865-3287 e (19)  3897-2513. “Ao perceber qualquer situação que coloque crianças e adolescentes com risco de integridade física, o munícipe deve acionar nossos profissionais, preparados para lidar com a situação”, explica Silva.

PROTEÇÃO AOS JOVENS É DIREITO CONSTITUCIONAL

No Brasil, após a aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990, crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos, isto é, pessoas em desenvolvimento a serem protegidas pela família, pelo Estado e pela sociedade, como um todo. Entre estes direitos a serem atendidos com prioridade absoluta estão os de ter acesso à escola e à educação, à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entre os órgãos responsáveis por fazer valer o que diz a lei, na garantia desses direitos fundamentais está o Conselho Tutelar. Segundo o artigo 131 do ECA, ele é o “órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

“Projeto Férias em Ação” agita crianças e adolescentes com atividades em espaços esportivos de Hortolândia

Publicado

em

População pode aproveitar programa de janeiro gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia

O projeto “Férias em Ação” da Prefeitura de Hortolândia tem levado dezenas de crianças e adolescentes a três espaços esportivos: Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; Estação Cidadania de Esportes, no Jd. Amanda; e Centro Poliesportivo Nelson Cancian, no Jd. Nova Hortolândia.

As atividades esportivas gratuitas serão oferecidas, ao longo deste mês, para o público entre 7 e 17 anos de idade, em substituição às aulas do projeto Escolinhas Esportivas, que voltam em fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes da Prefeitura, apesar do projeto “Férias em Ação” ter foco no atendimento de crianças e adolescentes, os espaços esportivos também oferecem, na programação fixa, modalidades para serem praticadas por pessoas de todas as idades. Com isso, os adultos que quiserem experimentar os esportes também podem participar da programação do Projeto Férias.

Na tarde desta quarta-feira (19/01), a programação no Ginásio Victor Savala estava bastante animada. Com o acompanhamento de professoras das Escolinhas Esportivas, a quadra foi dividida para os grupos praticarem diversas modalidades, ao mesmo tempo, com muita integração. Na parte do basquetebol, meninos e meninas, com média de 17 anos de idade, esbanjavam habilidade com a bola. Morador do Jardim Sumarezinho, Murilo Boscolo aproveitou as férias escolares para curtir uma partida entre amigos. “Gosto muito de jogar basquete e sempre que posso estou praticando. Nestas férias escolares, é muito bom poder vir num espaço como este, me manter ativo e encontrar os amigos. Este é o primeiro dia que freqüento o Projeto e vou voltar sempre que puder, até o final deste mês”, comenta o estudante de 17 anos.

Acompanhada dos filhos Sophia de Souza, de 9 anos de idade e de Johnny Souza, de 10 anos, Ana Maria Souza aprovou a iniciativa da Prefeitura com o Projeto Férias. “Este é o segundo dia que trago as crianças. Já fui até a Estação Cidadania, no Jardim Amanda, onde pratiquei ginástica funcional enquanto as crianças brincavam. Visitei, nesta quarta-feira, o Parque Irmã Dorothy, onde fica o Ginásio. Nesta quinta-feira (20/01), vou levá-los no Poliesportivo e, enquanto a criançada se diverte, pretendo praticar uma aula de pilates”, contou a moradora do Jardim Novo Cambuí. “Eu adorei estar aqui, quero conhecer todos os lugares. Estou feliz em fazer amigos e nem queria volta pra casa”, brinca Sophia, filha de Ana Maria, entre uma rodada e outra de jogos recreativos na quadra do Ginásio Victor Savala.

Esporte e recreação

No “Projeto Férias”, além das disputas de práticas coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei, também são realizadas brincadeiras tradicionais, como queimada, pega-pega, pega-bandeira e circuitos. A ação ainda contempla jogos como tênis de mesa, tabuleiros e outras atividades recreativas, todos os dias da semana no período, das 9h às 16h, nos três locais. “Não é necessária inscrições para participar. O interessado pode ir até o local das aulas, nos horários em que elas estiverem acontecendo. O esporte leva qualidade de vida para as pessoas”, explica o secretário de Esportes da Prefeitura, Wilson Amaral.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 39651400, no ramal 7410, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

CONFIRA ABAIXO OS ENDEREÇOS DOS ESPAÇOS

Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”

Telefone: (19) 3865-5577

Endereço: Rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia.  

 

Estação Cidadania de Esportes 

Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda. Basta ir ao local.

 

Ginásio Poliesportivo Victor Savalla

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Telefone: (19) 3965-5951

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade47 minutos atras

Influencer de Hortolândia dará dicas de livros da Biblioteca Municipal

A adolescente Isabelly Modesto, de 15 anos, apresentará títulos do acervo da biblioteca, a partir da segunda-feira (24/01)  Os jovens...

Nossa Cidade1 hora atras

Em Hortolândia, Conselho Tutelar pode ser acionado pela população 24 horas por dia, todos os dias da semana

Órgão da Prefeitura dá suporte à jovens em situação de violência O Conselho Tutelar é o órgão municipal ou distrital...

Nossa Cidade1 hora atras

“Projeto Férias em Ação” agita crianças e adolescentes com atividades em espaços esportivos de Hortolândia

População pode aproveitar programa de janeiro gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia O projeto “Férias em Ação” da Prefeitura de...

Nossa Cidade1 hora atras

Rua ao lado da lagoa do Jardim Amanda será interditada nesta sexta-feira (20/01) para intervenções da Prefeitura

Local ficará fechado para o fluxo de motoristas, ciclistas e pedestres por tempo indeterminado Na manhã de sexta-feira (20/01), a...

policia-federal policia-federal
Policial3 horas atras

Polícia Federal cumpre mandato em Sumaré

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20/1), a Operação Obducto, objetivando aprofundar investigação envolvendo crimes de estelionato, uso...

policia policia
Policial3 horas atras

Homem agride mulher e filho e termina preso em Monte Mor

Na noite de quarta-feira (19), equipe acionada via COPOM para atendimento de ocorrência de violência doméstica, pelo Jardim Panorama em...

Amazon

Populares