O Corpo de Bombeiros de Hortolândia conquistou, nesta semana, mais um importante equipamento voltado para o salvamento de pessoas O Município, por meio de parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, recebeu uma nova e moderna tesoura desencarceramento, equipamento hidráulico que auxilia os trabalhos dos bombeiros em caso de resgate de vítimas em acidentes rodoviários, como situações em que a pessoa fica presa nas ferragens de veículos.

O secretário municipal de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Jold, destacou o trabalho em parceria que a Prefeitura desenvolve com o Governo do Estado de São Paulo, desde 2015, ano que foi criada a Base do Corpo de Bombeiros em Hortolândia. Segundo o secretário, garantir novos equipamentos para os Bombeiros representa um melhor atendimento para a comunidade hortolandense. “A Prefeitura mantém convênio com o Governo do Estado para a manutenção dos trabalhos do Corpo de Bombeiros em nossa cidade. A aquisição dessa tesoura desencarceramento é fundamental, uma vez que temos rodovias atravessando a nossa cidade. Em caso de acidentes, o equipamento, o mais moderno do mercado, pode ser determinante numa ocorrência de salvamento em benefício da vida”, destacou Jold.

Para o tenente Antonio Carlos Brustolin Júnior, comandante do Pelotão de Corpo de Bombeiros de Hortolândia, o equipamento recebido é de suma importância para o bom desenvolvimento dos trabalhos de salvamento. “A tesoura desencarceramento é um equipamento importado avaliado em mais de R$ 120 mil. Ela corta ferragens e também opera como ferramenta alargadora, contribuindo para afastar possíveis peças de veículos, auxiliando na retirada de vítimas de veículos acidentados. Estamos numa região com grande movimentação de carros e caminhões e todos os equipamentos recebidos fortalecem ainda mais o trabalho de salvar vidas dos bombeiros de Hortolândia”, comentou o tenente.

ESTIAGEM

Desde o mês de maio, a região de Hortolândia entrou em estiagem, período sazonal de baixa ocorrência de chuvas. O tempo seco contribui para a formação de queimadas, especialmente em áreas verdes e de vegetação rasteira. Para fortalecer o trabalho de contenção de queimadas, o Corpo de Bombeiros de Hortolândia contará com um reforço aos finais de semana.

Segundo o tenente Brustolin Júnior, todos os finais de semana, até o dia 30 de setembro, a corporação hortolandense contará com a força de dois bombeiros e de um veículo Fiat/Toro, equipado com reservatório de 250 litros e bomba de alta pressão. “Durante esse período de estiagem, registramos cerca de 10 incêndios em vegetação por dia. Nos finais de semana esse número aumenta. Para conter esses incêndios, teremos o reforço de dois homens e mais esse veículo de médio porte para realizar o enfrentamento. Sem dúvida um importante aliado em nosso trabalho de contenção das queimadas”, finalizou o tenente.