Connect with us

Nossa Cidade

PREFEITURA DE HORTOLÂNDIA DENUNCIA VÍDEO FORJADO SOBRE SUPOSTA FALTA DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL MÁRIO COVAS

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da diretora do Hospital Municipal Mário Covas, Gislaine Cavalcante Raposo, denunciou vídeo forjado nas dependências do hospital sobre suposta falta de atendimento médico. A ocorrência aconteceu na última segunda-feira, dia 6, onde o vídeo, de poucos segundos, mostra uma pessoa caída ao chão, que é observada por um médico. A cena foi postada em redes sociais buscando denegrir a imagem do hospital, dos profissionais da saúde e das ações públicas em saúde. Logo após a denúncia o vídeo foi ocultado na manhã desta sexta-feira (dia 10).

De acordo com relato da diretora, o paciente B.B.P. compareceu ao hospital por volta das 12h30, visivelmente alterado e apresentando sinais de agressividade e agitação. O paciente jogou os documentos no balcão e em menos de 10 minutos ele foi atendido pelo setor de triagem, onde constatou que os sinais vitais estavam estáveis, não se tratando de atendimento emergencial. Encaminhado para a sala de espera para a consulta, o paciente apresentou novamente sinais de agressividade e proferindo xingamentos. Às 12h45 o paciente foi até a recepção e disse que não iria mais esperar pelo médico e que queria atendimento imediato. Em seguida ele simulou um desmaio, se jogando ao chão. Consciente, ele foi acudido por três profissionais da saúde: um médico, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira. O paciente foi avaliado e o médico percebeu que ele estava simulando e possuía plenas condições de se levantar e ir até o consultório. O paciente se recusou a levantar, começou a agredir verbalmente os servidores e, após alguns minutos ele se levantou e foi embora.

Uma testemunha que estava no hospital ouviu o paciente perguntando para a sua acompanhante se ela tinha gravado a cena. Em poucas horas, às 14h17 o vídeo com alguns segundos de duração foi postado por L.G. em uma rede social, mostrando apenas o paciente já no chão e sendo observado por um servidor da saúde. A mulher também foi citada no Boletim de Ocorrência como autora.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Borges, ficou claro a nítida intenção de forjar uma situação, de uma suposta falta de atendimento, para que fosse filmado e posteriormente compartilhado nas redes sociais. “Pelo depoimento das testemunhas e relato dos profissionais ficou evidente a tentativa de forjar uma situação que colocasse em xeque o atendimento do nosso hospital. Diante desta fraude procuramos a Delegacia de Polícia, elaboramos Boletim de Ocorrência sobre o crime de difamação, apresentamos o nome do paciente e da pessoa que postou o vídeo forjado nas redes sociais, temos testemunhas sobre o ocorrido e queremos que a Justiça investigue e tome as devidas providências. Queremos com isso resguardar, de forma documental, todos os profissionais do nosso Hospital que desenvolvem um belo trabalho de acolhimento de todos que procuram a unidade hospitalar. Confio nas leis e espero que a Justiça seja feita. Não podemos tolerar, ainda mais num ano eleitoral, que pessoas usem de má fé para denegrir a imagem do nosso Hospital, local que atende mais de 500 pessoas por dia”, declarou o secretário de Saúde.

O caso de difamação segue para o delegado Fernando Bueno de Castro para apuração.

Nossa Cidade

Prefeitura conclui ações do Maio Amarelo por um trânsito consciente com o 4º Seminário de Segurança Viária

Publicado

em

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (27/05), na Câmara Municipal

Realizado na manhã desta sexta-feira (27/05) na Câmara Municipal, o  4º Seminário de Segurança Viária marcou o encerramento do ciclo de ações do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro em Hortolândia. O encontro contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e envolveu diversas secretarias da Prefeitura com debates, sobre variados temas,  além de sugestões e estudos que serão aplicados para contribuir com o desenvolvimento do novo Plano de Mobilidade Urbana. Também participam o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as concessionárias CCR Autoban e Rodovias do Tietê, responsáveis por estradas que passam pela região.

“Em 2017, foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana para aumentar a segurança, eficiência do nosso transporte e um deslocamento ágil pela cidade trazendo mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. Além das medidas implementadas que causaram impactos positivos na vida da população, ao longo do tempo, reduzimos os acidentes de trânsito na cidade. 

Estamos aqui para celebrar e pensar no futuro da mobilidade urbana em Hortolândia. Essa é a nossa principal missão,  cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente e que cresça e partilhe este desenvolvimento entre todos os filhos da nossa terra”, comentou o prefeito Zezé Gomes na abertura da atividade.

“É importante esta troca de conhecimentos neste seminário para implementarmos a nova diretriz do Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O conjunto das ações realizadas durante todo este tempo também foi apresentado e, assim, juntos, vamos desenvolvendo novas formas de aplicar as ações no futuro para continuar salvando vidas no trânsito em meio ao crescimento da cidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Maio Amarelo por um trânsito mais seguro

Neste mês, além da realização do 4º Seminário de Segurança viária, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. ofereceu três edições do “Café na Passarela”, que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; quatro etapas “Ação Bar”, para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico “Vem de Bike”.

A meta é salvar vidas no trânsito de Hortolândia

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé 

A obra em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região conhecida como “ocupação do Santa Fé” avança um pouco mais. Equipes da empresa contratada pela Secretaria de Obras trabalham, agora, na implantação dos sistemas de drenagem pluvial. Em alguns trechos, são implantados grandes tubos de concreto para captação de águas das chuvas; outros ganham bueiros e PVs (poços de visita). Também avança a construção da nova via e da ciclovia que integram o sistema viário. Ele oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário está localizado nas imediações do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, está prevista a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão; de ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé e de viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião. O trecho também ganhará iluminação em LED. As obras chegam a 50 por cento dos serviços executados, aproximadamente, segundo a Secretaria de Obras. 

A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, já conta com meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, acontece a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Publicado

em

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05)

O taekwondô do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia terá uma série de desafios pela frente, a partir deste sábado (28/05). Com oito representantes, a equipe disputa, neste final de semana, a etapa final do Campeonato Paulista da modalidade em São Paulo. A competição, oficial da Federação Paulista de Taekwondô garante vagas no Super Campeonato Brasileiro. Hortolândia entra na disputa com os atletas Enzo Paludo da Conceição, que conquistou o Estadual oito vezes, e João Paulo Chaves com as vagas garantidas para o Nacional.  

“Já temos dois atletas classificados para o Super Campeonato Brasileiro, que acontece no mês que vem, em Santa Catarina, mas toda a equipe tem condições de também se classificar para o torneio. Nossos atletas estão dedicados e continuam os treinamentos para garantir o nome de Hortolândia em todas as competições”, comenta o treinador da equipe e professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, Anderson Conceição.

O Super Campeonato Brasileiro de Taekwondô será  entre os dias 22 e 26 de junho em São José, Santa Catarina. Já no início do mês de julho, Enzo Paludo da Conceição representa Hortolândia e o Brasil no Campeonato Panamericano, que acontece na Costa Rica, onde a disputa é contra atletas de todo o Continente Americano e, em agosto, o Campeonato Mundial da categoria na Bulgária, enfrentando competidores do mundo. 

“Continuamos a renovação do esporte em Hortolândia, intensificando as estruturas disponíveis para nossos atletas que levaram, cada vez mais, o nome de nossa cidade por todo o mundo. O esporte em alto rendimento é importante e salientamos também que a oportunidade para a prática esportiva, não apenas de alto rendimento, continua disponível em diversos espaços esportivos por todas as regiões do município”, explica o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

Praticar esporte gratuitamente é tendência em Hortolândia

Para treinar artes marciais, de maneira gratuita, pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, o interessado pode ir até o Centro de Lutas da Vila Real (ver telefone e endereço abaixo) ou obter informações sobre estas e outras modalidades e espaços disponíveis pelo telefones (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. 

SERVIÇO

Centro de Lutas “Eliel Gomes” 

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. 

Telefone: (19) 3897-2070  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 minutos atras

Prefeitura conclui ações do Maio Amarelo por um trânsito consciente com o 4º Seminário de Segurança Viária

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (27/05), na Câmara Municipal Realizado na manhã desta sexta-feira (27/05) na Câmara Municipal,...

Nossa Cidade12 minutos atras

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé  A obra em execução pela Prefeitura...

Nossa Cidade32 minutos atras

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05) O taekwondô do Projeto Escolinhas...

Nossa Cidade42 minutos atras

Dia do Desafio mobiliza cerca de 28 mil pessoas em Hortolândia

Data é marcada em todo o mundo pelo incentivo às atividades físicas A 28ª edição do Dia do Desafio, na...

Esportes47 minutos atras

Segunda rodada de jogos do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia começa neste sábado (28/05)

Serão disputados jogos da primeira e segunda divisões A bola começa a rolar neste sábado (28/05) para a segunda  rodada...

Nossa Cidade2 horas atras

Usuários de serviços de assistência da Prefeitura participam de recrutamento para recolocação profissional

Ação, em parceria com empresa de telemarketing, visa oferecer oportunidade a moradores de Hortolândia atendidos pelo SUAS (Sistema Único de...

Publicidade

Populares