Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia atualiza horário de funcionamento de PEV’s de diferentes bairros

Publicado

em

Pontos de descarte regular e gratuito de entulho passam a operar em diferentes horários para atender a população

Seis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia já funcionam em novo horário. Agora, os pontos de descarte regular localizados nos jardins Nossa Senhora Auxiliadora, Amanda, Rosolém, Interlagos, Parque Gabriel e Vila Real, operam, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 8h  às 18h.

Os pontos instalados no Parque Orestes Ongaro e Jardim Santiago continuam atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já os PEV’s dos jardins Nova Alvorada e São Sebastião, funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Os pontos dos jardins Santa Esmeralda, Santa Emília e Nossa Senhora de Fátima, funcionam todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. 

“A população deve continuar utilizando os pontos para realizar o descarte regular do entulho. É crime ambiental descartr os materiais, irregularmente, do lado de fora dos espaços e em outros locais, poluindo as calçadas, ruas e avenidas. O descarte irregular de lixo e entulho também atrai a presença de animais peçonhentos que podem transmitir doenças e nesta época de chuvas, causar enchentes, alagamentos, rompimentos de tubulações e infiltração no solo”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os pontos que mais sofrem o descarte irregular dos materiais, ou seja, deixados do lado de fora dos pontos de coleta, são os PEVs localizados no Jardim Interlagos e Parque Gabriel. Atualmente, o município tem 13 PEVs.  Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Veja a lista de PEVs existentes na cidade:

• PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº 

• PEV 12 – Jardim Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé

• PEV 13 – Jardim  São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião) 

Nossa Cidade

Para contribuir com a segurança viária, Prefeitura realiza mutirão de poda dos galhos das árvores

Publicado

em

poda Arvore

Já a poda do mato foi intensificada em praças de diferentes regiões de Hortolândia

Garantir a segurança viária para evitar acidentes de trânsito requer ações pontuais da Prefeitura de Hortolândia. A poda do galho das árvores está intensificada, desde a semana passada, em ruas com grande fluxo de veículos.

Nesta segunda-feira (24/01), o serviço foi realizado em vias do Jardim São Jorge e na avenida Olívio Franceschini, ao lado do Terminal Metropolitano. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a poda dos galhos é primordial para evitar que colisões de veículos altos com os galhos causem acidentes, inclusive envolvendo outros veículos mais leves e com pedestres, por exemplo. 

“Além de evitar acidentes, a poda dos galhos é importante para manter a cidade limpa. Ela deve ser feita por equipes da Administração Municipal, e não de maneira irregular. Após a poda, os galhos passam por uma máquina trituradora e viram material orgânico para serem utilizadas, de maneira correta. Desta forma, evitamos o descarte irregular de materiais orgânicos. A poda pode ser solicitada pelo link https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login. Ali, o munícipe realiza o cadastro e solicita o serviço de maneira fácil, sem sair de casa”, explica o secretário adjunto da pasta, Marcos Panício, o Mercadão.

PRAÇAS E ÁREAS PÚBLICAS

A poda do mato também foi realizada em praças de diferentes regiões. No Jardim Amanda, o trabalho foi iniciado próximo ao Campo do CAIC. No Jardim Nossa Senhora de Fátima, o serviço foi na Praça 12 de Outubro.

A Prefeitura também faz a poda do mato na principal praça do Parque Perón, onde há uma quadra pública esportiva, e no local conhecido como “viela do Jardim Rosolém”. “Estamos trabalhando para manter as praças com total condições de uso para a população principalmente nestas férias escolares. As altas temperaturas do final de semana também levaram muitas pessoas às praças de Hortolândia. Precisamos da colaboração de todos para descartar o lixo de maneira correta e não jogar entulho. Este crime ambiental causa a proliferação de animais peçonhentos que pode transmitir doenças”, explica Panício.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Mutirão de serviços nas redes de esgoto e águas pluviais contribuem para o saneamento básico em Hortolândia

Publicado

em

O mutirão de serviços nas redes de esgoto e águas pluviais, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em todas as regiões da cidade chegou em mais bairros, nesta semana.

O trabalho foi distribuído entre equipes para fiscalizar e vistoriar se há o descarte irregular nas redes, além da implantação do serviço em vielas e, também, a realização de manutenção e consertos.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, no Jardim Amanda, a fiscalização notificou um estabelecimento comercial que descartava, irregularmente, dejetos domésticos na rede de águas pluviais.

O conserto de vazamentos e infiltrações, trabalho que evita erosões no solo, principalmente na época das chuvas, foi realizado em redes de águas pluviais e esgoto nos jardins Nossa Senhora de Fátima, Santa Clara do Lago, Stela e São Sebastião. Já na Vila Real, além da manutenção, as equipes da Prefeitura realizaram vistorias para iniciar a implantação da rede de esgoto em vielas. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

“O descarte irregular na redre de esgoto e de águas pluviais leva uma série de problemas ao meio ambiente, polui rios, lagos, lagoas e mananciais. Pedimos que a população sempre mantenha a situação dos imóveis regularizada, contribuindo para o saneamento básico do município. Continuaremos o trabalho tanto com a fiscalização como nos serviços que são realizados diariamente para melhorar, ainda mais, os índices de coleta e tratamento do esgoto na cidade”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. 

O descarte irregular de esgoto está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

A N1 Chicken Conquistou Hortolândia

Publicado

em

n1Chicken

Com quase 1 ano de atendimento na cidade, a N1 Chicken conquistou o povo de Hortolândia com o frango frito crocante e burgers gigantes de frango.

São mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, com um padrão de qualidade que compõem seu nome, sendo a Number One em produtos homologados para tornar a experiência do cliente o mais surpreendente possível.

Sabe aquele molho que não se vê em lugar nenhum? Aquela receitinha secreta dos grandes Fast foods?

A N1 tem sua marca registrada, que é o frango mais crocante do Brasil, Portugal e México, e agora ela está em Hortolândia, esperando você confirmar se tudo isso acima realmente é verdade! Faça seu pedido e nos conte como foi.

O atendimento é só delivery, falar diretamente com no Whatsapp da N1 Chiken – Hortolândia clicando no link https://api.whatsapp.com/send?phone=+5519995989229

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares