Nossa Cidade

Prefeitura dá ordem de serviço para prolongamento da Estrada do Panaíno

 

A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço para a obra de prolongamento da Estrada do Panaíno, mais uma ação do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) que vai melhorar o sistema viário da cidade com a abertura de novos caminhos, promovendo o desenvolvimento do município em várias áreas. O trecho que terá obras a partir da próxima semana já recebe serviços de topografia, etapa prévia à preparação do terreno para receber as intervenções. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, o prolongamento da via proporcionará uma nova ligação da Av. da Emancipação diretamente ao Jd. Novo Ângulo, nas proximidades do Corredor Metropolitano Noroeste. A obra, realizada com recursos financiados pelo Banco CAF, deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem.

Anuncio


A estrada do Panaíno já existe nas proximidades do bairro Green Park, em frente ao Centro de Especialidades Médicas, porém, é um acesso de terra, com passagem sob linha férrea e sobreposição de córrego. Com as obras, a via terá prolongamento de trecho completamente asfaltado: são 2,267 quilômetros de novo sistema viário, desde a via marginal da Avenida da Emancipação até a rua Osvaldo de Souza, no Jd. Novo Ângulo, passando pela rua Damião Antônio da Silva. Todo este trajeto será duplicado, terá ciclofaixa, paisagismo, calçada para pedestres e iluminação de LED. Além disso, será construída uma ponte para travessia sobre o córrego.

Este viário é uma alternativa de novo trajeto entre as regiões da cidade, medida que desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico, uma vez que os motoristas não precisarão mais seguir pela SP-101 até o Jd. Novo Ângulo. Além disso, a via facilitará o acesso ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas quando todo o traçado da via expressa de ônibus estiver concluído.

A obra de prolongamento da Estrada do Panaíno será complementada com a construção, já em andamento, de uma nova rua que atravessará a Av. da Emancipação. A via começará na rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, no Jd. Santa Clara do Lago I, perto de onde há um poço artesiano comunitário, passará pelo lote ao lado da Loja Havan, até a avenida da Emancipação, na proximidade do semáforo perto do Hospital Municipal. Serão 320 metros de viário, com quatro faixas (duas de cada sentido). A via terá canteiro central gramado, calçada para pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais, além de sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade e sinalização de trânsito. A obra será realizada com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal.

PIC

Todas estas intervenções fazem parte do PIC, que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC serão realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo