A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta semana, uma nova etapa da construção da nova ciclovia da avenida Thereza Ana Cecon Breda. Atualmente, as equipes da Administração Municipal realizam o recorte do asfalto e os ajustes próximos ao canteiro central da avenida São Francisco de Assis. Um trecho desta ciclovia cruzará a avenida. A obra começa desde o trecho da avenida Thereza Ana Cecon Breda, próximo ao IFSP (Instituto Federal São Paulo), e vai até a avenida Anhanguera, onde se unirá ao trecho de ciclovia já existente. Parte da ciclovia já recebeu a concretagem. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, todo o projeto cicloviário terá pouco mais de 4 quilômetros e será concluído em aproximadamente três meses.   

“No primeiro trecho da ciclovia em construção, ela terá aproximadamente 2 quilômetros de extensão. Já toda a extensão da ciclovia, que começa na Av. Thereza Ana Cecon Breda, passando pela Av. Anhanguera, na Vila Real, e chegando até a Av. São Francisco de Assis, totalizará pouco mais 4 quilômetros. Como a ação acontece rente aos canteiros centrais das avenidas, a atenção dos motoristas deve ser redobrada, respeitando os limites de velocidade”, explica o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.   

REMODELAÇÃO DA AVENIDA

A construção do trecho cicloviário faz parte das obras de duplicação e melhoria do trânsito na avenida Thereza Ana Cecon Breda. Também está em implantação nesta avenida uma passarela lateral feita em estrutura metálica, que servirá como trajeto para ciclistas e pedestres. De acordo com a Secretaria de Obras, a estrutura metálica tem aproximadamente cinco metros de extensão e passa sobre um córrego, sendo fechada para proporcionar segurança.

Também segue em construção um portal de boas vindas no trecho próximo ao bairro Chácaras Nova Alvorada. Obra semelhante foi realizada pela Prefeitura na avenida São Francisco de Assis, na altura do Parque do Horto; um terceiro portal será construído na av. da Emancipação. De acordo com a Secretaria de Obras, os portais da cidade seguem o mesmo padrão. Todos possuem 13 metros de altura. 

No portal da Av. São Francisco de Assis, inclusive, telões de LED já foram instalados. Os modernos dispositivos possuem 5 metros de largura por 1 de altura para que os motoristas possam observar as mensagens transmitidas nas telas. Além de dar boas-vindas aos moradores e visitantes, os portais serão importantes aliados no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal. A Prefeitura desenvolve projetos para que as estruturas tenham câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento. Com isso, o município será cercado por uma muralha digital.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorEquipe de ginástica rítmica de Hortolândia vence campeonato junino online da modalidade
Próximo artigoConsulado Honorário do Líbano é inaugurado em Campinas