Nossa Cidade

Prefeitura busca trazer polo da Univesp para Hortolândia

A fim de trazer um dos polos presenciais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) para Hortolândia, a Prefeitura entregou ao diretor administrativo da instituição, Ricardo Alexandre de Almeida Bocalon, carta demonstrando interesse na implantação de unidade onde serão disponibilizados cursos gratuitos, do tipo EAD (Ensino à Distância). O ofício foi entregue pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, que representou o prefeito Angelo Perugini no encontro, nesta quinta-feira (17/08). A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal, representada pelo vereador Prof. João Pereira. Representantes de outros sete municípios da região participaram do encontro, realizado no escritório do deputado estadual Chico Sardelli, em Americana.

A entrega da carta de intenção representa o primeiro passo para viabilizar a parceria. A partir do aceite das cartas de intenções, as prefeituras deverão aderir ao chamamento público a ser divulgado pela Univesp. De modo a contribuir com a viabilização do projeto, a Administração se propõe a disponibilizar, como contrapartida, sala de aula com 50 computadores ou duas salas com 25 máquinas cada, além de um professor eletivo para coordenação do local.

Anuncio


A proposta visa oferecer à população, em parceria com a universidade, quatro cursos de graduação gratuitos: licenciatura em pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia de produção e engenharia da computação, todos na modalidade à distância. Cada curso possui vaga para 50 estudantes, com aulas presenciais a cada 15 dias. Os docentes são da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Centro Paula Souza.

Segundo o site da Univesp, os polos de EAD são espaços físicos localizados nos municípios. “Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores”, informa o portal.

Criada em 2012 como Fundação, a Univesp é uma IES (Instituição de Ensino Superior) mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Instituto Federal

A Prefeitura de Hortolândia também apoiou a implantação do Instituto Federal de São Paulo no município, órgão vinculado ao governo federal.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo