Nossa Cidade

Prefeitura arrecada 13 toneladas de alimentos na Festa do Peão 2019

 

Nos próximos dois meses, 3.500 moradores de Hortolândia em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Banco de Alimentos da Prefeitura, terão uma ajuda extra para obter o pão de cada dia, graças ao que foi arrecadado no Rodeio 2019, pela campanha Cidadão Solidário. Durante a Festa do Peão 2019, foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos não-perecíveis, nos dois shows promovidos pela Administração, cujo ingresso foi a doação de alimentos. A informação foi divulgada, na manhã desta quinta-feira (23/05), pelo Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em cerimônia de prestação de contas e entrega simbólica de alimentos, na sede do Banco de Alimentos, no Parque Odimar, com a presença de representantes das 28 entidades sociais assistidas atualmente e da secretária Sandra Fagundes Freire.

Anuncio


A meta da campanha neste ano era alcançar 15 toneladas, quantidade aproximada à arrecadada em 2018 no Rodeio. Porém, segundo os organizadores, o fato de o primeiro show, com a dupla João Neto e Frederico, coincidir com o Dia das Mães, celebrado no domingo 12/05, pode ter contribuído para um número menor de público. “Foi muito bom o total arrecadado e vamos melhorar ainda mais no ano que vem. Neste ano, porém, desde que a festa foi criada, em 2005, foi a primeira vez que coincidiu com esta data festiva, o Dia das Mães, e isso pode ter afetado, pois algumas pessoas costumam viajar, outras ficam mais em casa com seus familiares”, avalia o presidente da festa Eduardo Marchetti Francisco, secretário adjunto de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica.

Durante a cerimônia, que reuniu em torno de 30 pessoas, a diretora de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, Alessandra Sarto, agradeceu aos doadores e também aos 15 voluntários, representantes de entidades sociais, que se revezaram no posto de troca de ingressos. “É extremamente importante esta ação interligada. A Festa do Peão é a maior realizada no município, mobiliza um grande público, e a Prefeitura conseguiu fazer parcerias em vários setores, como a troca de ingressos para arrecadação de alimentos, a coleta seletiva, dentre outros. Para nós, foi muito positivo. Mas é preciso que a população entenda que este total não supre o que estas famílias precisam, diariamente. É um auxílio, uma ajuda que complementa a alimentação básica durante cerca de dois meses. A campanha continua”, ressalta Alessandra.

Nesta campanha, entre os alimentos mais doados estão açúcar, macarrão, arroz e feijão. Os mantimentos foram arrecadados por meio da troca de ingressos para os shows de duas duplas: João Neto e Frederico, no dia 12/05, e Fernando e Sorocaba, no dia 19/05, data de aniversário de 28 anos de Hortolândia. No primeiro final de semana, foram coletadas 4,1 toneladas e no segundo, 8,9 toneladas, totalizando 13 toneladas alimentos, conforme divulgado pela Diretoria de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento.

O Rodeio foi promovido por uma empresa privada e contou com o apoio institucional da Administração Municipal. A festa aconteceu em dois finais de semana, entre os dias 10 e 19 deste mês. Neste ano, a Festa do Peão trouxe shows musicais de sucesso nacional, como Wesley Safadão e Marília Mendonça, além de prestigiar, no Palco da Prefeitura, talentos da cidade, com shows de artistas locais em todos os dias do evento. O recinto foi montado na Avenida Emancipação, em frente a empresa farmacêutica EMS. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo