Connect with us

Nossa Cidade

Ponte Estaiada levará desenvolvimento para região do Jd. Novo Ângulo

imagem 170

Segundo um artigo da Prefeitura de Hortolândia , os bairros como Jd. Nova América, Parque Peron e Vila da Conquista, na região do Jd. Novo Ângulo serão diretamente beneficiados com a abertura de um novo caminho: a Ponte da Esperança (estaiada), que será inaugurada pela Prefeitura de Hortolândia, neste domingo (26/05). A Ponte da Esperança, que liga Hortolândia ao futuro, é garantia de desenvolvimento para esta região e todo o município. Construída pela Administração Municipal, a estrutura proporcionará integração, de Leste (Jd. Novo Ângulo) a Oeste (Jd. Amanda), facilitando o ir e vir das pessoas e levando novas oportunidades para a cidade crescer de ponta a ponta.

“Temos a perspectiva de abertura de novos loteamentos nesta região, além da movimentação do comércio local e da chegada de novas empresas, o que, consequentemente, vai gerar mais postos de trabalho para o morador da cidade”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

Anuncio

A ponte faz parte do Corredor Metropolitano Noroeste, importante eixo de integração viária em implantação na cidade. Quando estiver pronto, o Corredor ligará de Americana até Campinas, significando a possibilidade de ampliação de negócios em todo este trajeto, inclusive na região do Jd. Novo Ângulo. Atualmente, o acesso ao Jd. Novo Ângulo é pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, a antiga Estrada da Granja. A pista simples é um empecilho, por exemplo, ao escoamento da produção de empresas e, até mesmo, ao dia a dia dos moradores, tanto para quem depende de transporte coletivo quanto para quem precisa seguir caminho de carro. Com a entrega da Ponte, ficará mais fácil o acesso a rodovias como SP-101, Anhanguera e Bandeirantes.

Comerciantes do Jardim Nova América e Jardim Novo Ângulo estão otimistas em relação à liberação da Ponte Estaiada para o tráfego de veículos. Logo no início da avenida Antônio da Costa Santos, que liga o Jd. Nova América à ponte, a comerciante Maria Gomes da Silva mantém uma loja de enxoval. Feliz com a localização da Ponte Estaiada nas proximidades, ela diz estar ansiosa. “Acho muito bom este movimento que o bairro já começa a ter. Principalmente para quem tem loja aqui na avenida, a Ponte Estaiada significa novas oportunidades de crescer”, avalia.

Advertisement

A estrutura da Ponte da Esperança, que tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e pista dupla em ambos os sentidos, apresenta capacidade de fluxo de 2.400 veículos/hora, o que corresponde a 1.728.000 veículos por mês. De acordo com um monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana, atualmente passam cerca de 311 mil veículos por mês pela Estrada da Granja.

Além de impulsionar o desenvolvimento urbano, a Ponte da Esperança terá atrativos na área localizada abaixo da estrutura, o que também vai colaborar para melhorar a vida da população. A Prefeitura de Hortolândia tem projeto para urbanizar o espaço que fica embaixo da ponte, onde existe uma lagoa de contenção de enchentes, e transformar o local em uma área de lazer. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, a área terá ciclovia e pista de caminhada, margeando a lagoa, paisagismo, academia ao ar livre e parquinho para as crianças. O lago será desassoreado e o trecho do córrego que segue em direção ao Parque Remanso das Águas será canalizado. Com isso, a Prefeitura fará uma nova avenida, a partir do trecho onde existe uma rotatória na Estrada Sabina Baptista de Camargo, sentido Estrada do Panaíno. A Estrada do Panaíno é mais um viário que será duplicado e pavimentado pela Prefeitura, proporcionando outro acesso facilitado à região do Jd. Novo Ângulo. A obra está em fase final de licitação.

Inauguração

A Ponte da Esperança será inaugurada neste domingo (26/05), numa ação que integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia. A Ponte Estaiada de Hortolândia é a primeira neste modelo inaugurada na RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, composta por 16 pares de cabos de aço, os estais, ligados a um mastro de 75 metros de altura. A ponte possui duas pistas de rolagem em ambos os sentidos, além de calçada e ciclovia nas laterais. A estrutura está localizada entre o Jd. Santa Rita de Cássia e o Jd. Novo Ângulo.

Advertisement

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, cujas obras estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X

•180 metros de vão

Advertisement

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

Advertisement

•90 luminárias LED

•Ciclovia e pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Nossa Região9 horas ago

Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717

Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão...

julia zanatta julia zanatta
Brasil9 horas ago

Comparação entre SC e Maranhão gera controvérsia na política

A deputada federal Júlia Zanatta foi recentemente alvo de críticas após comparar os estados de Santa Catarina e Maranhão em...

Vagas de emprego na Nestlé Vagas de emprego na Nestlé
Cursos9 horas ago

Nestlé e coliga anunciam cursos de gastronomia gratuitos para jovens de todo o Brasil

A Co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – e a Nestlé se uniram em...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil10 horas ago

Sorteio da Mega-Sena 2717: confira os números premiados

Na noite desta quinta-feira (25), foram divulgados os números sorteados da Mega-Sena concurso 2717. Os números premiados são: 06 –...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Cidade12 horas ago

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região...

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade15 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região16 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

Advertisement
cinema

Populares