Os “Desafios do Ensino Híbrido”. Em tempos de pandemia do Coronavírus, eis uma expressão que veio para ficar, trazendo novas rotinas para estudantes, familiares e profissionais da educação. Mas será que todos os integrantes da comunidade escolar entendem o que significa o chamado “ensino híbrido”? Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia, o ensino híbrido é uma nova proposta metodológica, que permeia os dois principais meios de educação, a presencial e o ensino a distância, com interlocução entre ambas. Por meio dele, o contato com as famílias ocorre tanto de maneira remota, via aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, quanto presencialmente, com a distribuição de materiais impressos nas escolas da rede municipal para serem realizados em casa, com o auxílio dos familiares e responsáveis. Dessa forma, busca-se transpor barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, em meio à pandemia do Coronavírus, estreitando os laços entre eles e criando vínculos entre o professor, o aluno e a família. Outra ferramenta importante é o “Espaço Educação”, criado pela Secretaria e vinculado ao portal oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).
Para ajudar o internauta nesta questão, o Portal da Prefeitura traz a seguir a visão de gestores da rede municipal sobre o tema.
“O termo ‘ensino híbrido’ foi recentemente popularizado com a sua inserção nos processos educacionais, devido à pandemia da COVID-19. Trata-se de uma metodologia que combina o aprendizado online e atividades executadas presencialmente em sala de aula. Na rede pública municipal de Hortolândia, inicialmente trabalharemos com o ensino remoto, utilizando ferramentas online, tais como o Espaço Educação, ambiente virtual onde educadores e professores postam suas atividades voltadas ao seu grupo educacional e interagem com seus alunos, mesmo a distância. Acreditamos que, em um momento delicado como este que estamos vivendo, precisamos priorizar a vida e a saúde de todo o corpo educacional da rede municipal de ensino. Sendo assim, estamos investindo tempo, energia e esforços em projetos de formação continuada, visando unir ainda mais recursos tecnológicos aos planejamentos pedagógicos das unidades escolares da rede.”
Felipe Amaro dos Santos Neto, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O ensino híbrido é uma metodologia que combina a aprendizagem presencial com o uso da tecnologia, possibilitando que os alunos estudem online ou em sala de aula. Na Educação Infantil, essa proposta de trabalho está em construção e exigirá de nós estudos e as melhores estratégias para que consigamos fazer uso desse recurso, valorizando as vivências, interações e o convívio social, fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças. Neste momento de pandemia, o ensino híbrido tem o objetivo de transpor as barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, estreitando laços, criando vínculo entre a escola e a comunidade.”
Simone Locatelli, diretora de Educação Infantil
“O ensino híbrido tem uma primeira conotação em que o estudante/aluno tem parte da aprendizagem a partir de interações em momentos na sala de aula e mediações online. Parte das atividades seria realizada na escola e outra remota, sob a supervisão de um professor ou da escola. O ensino híbrido, aliado a uma plataforma de acesso a aprendizagem, pode ser um aliado nesta retomada”.
José Luís Menegoro, diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos)
“O ensino híbrido, além de ser uma grande tendência para a Educação do século XXI, é uma metodologia que oferece a possibilidade de unir modelos de atividades presenciais com as online, utilizando tecnologias digitais para promover o ensino e o desenvolvimento do aluno. Estamos na era em que nossos alunos são nativos digitais, começando a utilizar tecnologias e a ter contato com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez mais cedo. A formação dos nossos profissionais para estarem preparados para esse novo modelo de Educação é de extrema importância, em especial na nossa rede, onde a formação continuada sempre esteve presente nos processos de construção pedagógica. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem se empenhado em oferecer todo o suporte para que os professores e educadores tenham novos cenários e instrumentos que contribuam na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.”
Fernando Moraes, secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Volta às aulas
As aulas na rede municipal de Hortolândia recomeçam agora em fevereiro, inicialmente, de maneira remota, com formação online para os professores, nesta quarta-feira (03/02), via Jornada Pedagógica, e aprendizagem virtual para alunos, a partir da próxima segunda-feira (08/02). De acordo com o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de março, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais.
A ideia da Prefeitura é que, a partir de oito de março, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal e para os alunos das conveniadas por meio do programa Bolsa-Creche aconteçam em regime de revezamento, de modo a atingir até 35% da capacidade física da unidade escolar, sendo também mantidas as atividades remotas, paralelamente. O revezamento semanal vai de segunda a sexta-feira. Deste modo, os estudantes se alternariam em sala, do seguinte modo: numa semana, comparece metade da turma e, na semana seguinte, a outra metade. No entanto, caberá a cada família a decisão de enviar ou não o estudante à escola, neste período.
Atualmente, a rede municipal de ensino atende 25,8 mil estudantes, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 58 unidades próprias e em 39 escolas conveniadas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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