Nossa Cidade

Prefeitura alerta população sobre presença de escorpiões em galerias pluviais

A Prefeitura de Hortolândia constatou que há escorpiões nas galerias subterrâneas de águas pluviais, confirmando a suspeita da equipe da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. A unidade de Zoonoses inspeciona galerias de água e esgoto, desde novembro, com a instalação de armadilhas para tentar identificar a presença de animais desta espécie. Nesta semana, veterinários retornaram aos locais e encontraram escorpiões. Com a constatação, as orientações dadas à população serão reforçadas com indicações de medidas como colocação de telas em ralos, criando uma barreira que impeça os escorpiões de se aproximar das casas.

A localização de escorpiões nas galerias de águas pluviais indica que estes animais mudaram de hábitos na área urbana. De acordo com a veterinária da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), Tosca de Lucca Benini Tomass, o escorpião amarelo tem hábitos noturnos com típica movimentação nas áreas acima do solo. No entanto, aumentaram as notificações de aparecimento destes animais em residências, o que trouxe a suspeita de que eles estavam nas galerias subterrâneas.

Anuncio


As armadilhas instaladas pela UVZ consistem em placas de espuma ondulada, presas próximas do acesso às galeriais, locais onde os escorpiões se escondem durante o dia. Conforme explica a veterinárias, estes são ambientes que, até então, não eram habituais para os animais desta espécie. No entanto, Tosca justifica que nas redes subterrâneas os escorpiões encontram ambiente propício para a adaptação. “São ambientes escuros, úmidos e com vasta oferta de baratas, que são o principal alimento dos escorpiões. Além disso, nas galerias eles estão protegidos dos predadores naturais, que são gambás, sapos e quatis”, completa.

Com a confirmação da presença dos escorpiões, Tosca afirma que as ações de orientação serão reforçadas, principalmente nos locais onde já há notificações do aparecimento destes animais. A principal medida é a instalação de tela nos ralos. “Esta orientação é válida para todos os locais, uma vez que os escorpiões se reproduzem sozinhos, sem necessidade de um macho e uma fêmea. No entanto, nos pontos monitorados pela UVZ, após a notificação do aparecimento do animal, a atenção deve ser redobrada”, enfatizou.

Dados da Vigilância Epidemiológica do município apontam que, em 2019, foram notificados 190 casos de aparecimento de escorpião na cidade, com o registro de 96 acidentes com picadas. Em 2018, foram 210 aparecimentos em todo ano, sendo 167 até o mês de novembro, e 129 acidentes com picadas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo