Nossa Cidade

Prefeitura adquire máquina trituradora de galhos

prefeitura de hortolandia adquire maquina trituradora de galho

Equipamento permite o reaproveitamento de resíduos das podas urbanas que são transformados em adubo orgânico

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, adquiriu uma máquina trituradora de galhos. O novo equipamento ficará instalado no Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, localizado no bairro Adventista Campineiro. Com a máquina, a Prefeitura tritura galhos e folhas, originados do serviço de poda de árvores, e transforma o material em adubo orgânico.

O equipamento é simples de operar: depois de realizar a triagem das folhas e galhos, operários colocam o material na máquina que é moído por meio de um disco com faca. O resíduo triturado sai por um funil, rumo ao processo de compostagem, que dura cerca de 30 dias. No local, são produzidos 12 mil quilos de adubo orgânico, por mês, com restos de poda que, antes, iam para o lixo.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes, a aquisição da máquina favorece a população. “ O equipamento é moderno e vamos conseguir reaproveitar um volume maior de materiais. Além disso, diminuímos gastos com o aluguel do antigo equipamento”, destacou.

 

VIVEIRO MUNICIPAL

Para ter acesso ao adubo orgânico, na quantidade de no máximo 40 quilos por pessoa, basta fazer a solicitação no Viveiro Municipal, localizado na rua Stefano Dilo, nº 350, bairro Adventista Campineiro.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é (19) 3897-2926.

No Viveiro Municipal são cultivas diversas espécies de mudas de árvores e plantas, utilizadas pela Prefeitura no plantio em áreas públicas, paisagismo e na doação de mudas para o cultivo nas calçadas, por meio do programa de arborização urbana.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98