Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito destaca investimentos do PIC na área ambiental

imagem 23

 

Hortolândia investirá também em ações ambientais, durante as mais de 100 intervenções e serviços previstos no PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, durante a abertura do seminário que marcou na cidade o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06). “Investiremos cerca de 20%, mais de R$ 30 milhões em preservação ambiental para fazer cinco grandes parques com árvores, com muito plantio, recuperação ambiental, integrando o ser humano dentro do ambiente urbano. Seremos uma cidade que terá desenvolvimento, mas desenvolvimento, sob a nosso conceito, supõe fazer nossa cidade deixar de ter a devastação que teve nos últimos 40, 50 anos. O que nós vamos fazer com o nosso lixo? Será que basta deixar a sacolinha na porta da casa e esperar o lixeiro passar e levar? O que nós vamos fazer com o nosso entulho da construção civil?”, questionou o prefeito aos presentes. 

Anuncio

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o evento reuniu no auditório Profª Andreia Marise Borelli, no Remanso Campineiro, cerca de 130 pessoas, dentre elas autoridades, debatedores convidados, estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Etec-Hortolândia (Centro Paula Souza), servidores municipais e membros da comunidade. Neste ano, o tema escolhido para debate foi “Planejamento da gestão dos resíduos com sustentabilidade”.

Representando o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos), que neste ano completa dez anos, Fábio Orsi afirmou que Hortolândia é exemplo na questão ambiental. “É uma cidade diferenciada, com uma administração moderna, que implanta este programa de desenvolvimento, o PIC”, ressaltou, referindo-se à iniciativa que visa promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Advertisement

De acordo com o promotor Rodrigo Sanches Garcia, representante do Ministério Público de São Paulo no evento, em termos regionais, entre os principais desafios dos municípios estão, segundo ele, o aprimoramento da coleta seletiva de resíduos dada a exaustão do modelo que ainda utiliza áreas como aterro sanitário e a implementação dos planos de resíduos sólidos, recém-criados. “Em Hortolândia, a atual gestão tem mostrado uma disposição de equipar a Secretaria de Meio Ambiente, tem o apoio do Consimares, que é o consórcio regional de meio ambiente. A gente verifica hoje várias ações sendo pensadas para serem colocadas em prática. Talvez o grande desafio seja gerar perenidade destas ações, porque infelizmente, a gente tem uma cultura de que, quando troca-se o governo, aquela era uma política da gestão anterior e eu não quero fazer esta gestão. A perenidade é algo que precisa ser mantido, pois existem estes cortes na troca de um governo para outro”, afirma.

Município como protagonista

Convidado a discorrer sobre “O papel do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) junto aos municípios da RMC”, Garcia disse que atualmente, a data de hoje tem sido mais motivo de preocupação que de celebração, no País, em razão das mudanças nas políticas ambientais pelo governo federal. “Temos pouco o que comemorar no Brasil, no Dia do Meio Ambiente. Verificamos que atualmente há, no plano federal, um verdadeiro desmonte, uma tentativa de acabar com as conquistas dos últimos 20, 30 anos de instrumentos de defesa ambiental, com consequências incalculáveis para as gerações futuras. Neste cenário, o município, como ente federado, tem um papel de destaque para evitar este desmonte, porque o município sempre pode criar regras mais protetivas que as que o Estado criou, assumir este protagonismo. Hoje, o município pode ser este ente protetivo frente ao desmonte e ao ataque ao sistema protetivo do meio ambiente. Se o governo federal diminui as áreas de preservação de 30 ou 40 metros para 10 metros, o município pode mantê-la. Daí a importância de o município estar engajado”, esclareceu Garcia.

O prefeito Angelo Perugini concordou com a abordagem. “A defesa do meio ambiente é a defesa do ser humano. Políticas de nível federal estão provocando uma verdadeira corrida para que haja desleixo e descuido pela questão ambiental. Nós, no município de Hortolândia, queremos fazer um contraponto desta caminhada. Nosso desafio não é só mexer nas políticas públicas, mas na cabeça das pessoas. Na questão ambiental, pode ter a lei que for, se o ser humano for medíocre, pequeno, se não tiver visão, dentro dele mesmo a compreensão de toda essa estrutura, de que somos apenas uma parte dela, as leis serão pisadas e tudo será ultrapassado. Na verdade, o dinheiro acaba comprando tudo. Por isso, este desafio que fazemos aqui hoje, de sentarmos para discutir isso, o Município como ente federado, junto com representantes do Ministério Público e da faculdade. Queremos ser um sinal de que nós precisamos de levantar a nossa voz. Não é hora de calar. Como Chico Mendes que enfrentou uma luta e deu a ela a sua própria vida. Não estamos vivendo numa situação diferente da dele. Quem se arvorar muito em defender, vai dar a sua própria vida. Por isso, jovens que estão aqui hoje, vocês são nossa esperança de ganharmos as consciências das pessoas para que a gente faça do nosso planeta uma terra que não vai ser destruída pelo homem”, propôs o prefeito. Perugini homenageou o ambientalista brasileiro e líder seringueiro morto em 1988, que durante sua luta em prol da questão ambiental no Brasil, afirmou: “No início, pensei que eu defendia as seringueiras. Depois, que eu defendia a Floresta Amazônica. Daí, então, entendi que eu defendia a humanidade inteira.”

Advertisement

Lixo Zero como desafio

Entre os convidados para debater o tema estava a Profª Drª Emília Wanda Rutkowski, da FEC (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que falou sobre “Lixo Zero na RMC (Região Metropolitana de Campinas)”. “Lixo zero só tem um conceito, que é você não produzir lixo. Por quê? É uma decisão que qualquer pessoa toma, quando está com alguma coisa na mão e decide: eu não preciso disto mais. O que você faz no minuto seguinte define se isto é lixo ou se isto é resíduo. O que a gente quer é que todo mundo, quando toma a decisão, não produza lixo. É uma mudança de comportamento. Quando a gente diz ‘vou jogar o lixo fora’, onde é o fora? Não tem fora. Se você se sente responsável pelo futuro – e não só o futuro da geração que você ainda vai ter como filho, neto – mas o seu próprio futuro. Se você acha que merece futuro melhor do que este que está tendo, vai ter que mudar seu comportamento com relação à produção de lixo e de resíduo”, propôs a pesquisadora. 

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, Hortolândia está alinhada com esta visão. “A nossa proposta é bem clara: ter lixo zero, um sonho nosso, e trabalhar a educação ambiental. Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, voltar a dizer que é preciso todos se conscientizarem que este planeta somos nós. O planeta precisa de a gente trabalhar, no dia a dia, de cada um fazer a sua parte. Precisamos combater aquele descarte incorreto que a gente vê todo dia na televisão, fazer fiscalização e conscientização. A Prefeitura, mais uma vez, por meio do governo Perugini, dá suporte, traz uma estrutura muito grande para a questão ambiental, através dos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis), dos LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), e de toda a limpeza pública da cidade”, afirmou o secretário, salientando ainda a importância de, nos municípios, o próprio prefeito priorizar as políticas ambientais. “Cidade onde o prefeito não coloca a questão ambiental como prioridade, o debate não avança”, complementou Zezé.

Agenda Verde

Advertisement

A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação da Prefeitura, vinculada ao PIC e à Agenda Verde. Ambas as iniciativas visam envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Incluem diversas ações de cidadania, dentre elas palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores, bem como ações de zeladoria e coleta de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.

Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs e os LEVs. Existem ao todo 25 equipamentos já implantados, de modo permanente – oito PEVs e 17 LEVs.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes6 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade10 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade11 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade12 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região13 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial17 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial17 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares