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Nossa Cidade

Prefeito apresenta projeto de Viaduto sobre ferrovia para comerciantes

 

Dezenas de comerciantes da região central da cidade, em especial da rua Argolino de Moraes, participaram, na manhã desta quinta-feira (04/04), de uma reunião com o prefeito Angelo Perugini, para tratar sobre o projeto de obras do viaduto sobre a linha férrea na região central. A estrutura será construída pela Rumo, concessionária que administra a ferrovia que corta a cidade. A obra, que unirá as avenidas Santana (Jd. Amanda) e São Francisco de Assis (Vila Real), vai melhorar o fluxo de veículos, facilitar o acesso entre as regiões da cidade e evitar acidentes envolvendo veículos e trens. Uma estimativa da Secretaria de Mobilidade Urbana aponta que cerca de 18.800 veículos trafegam pelo trecho de passagem em nível diariamente. A construção do viaduto faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

O projeto de obras foi elaborado pela Prefeitura e compreende intervenções desde a igreja Matriz, na Vila Real, até a avenida Santana, logo após a ponte do córrego que corta o Parque Chico Mendes. Alguns imóveis localizados na avenida São Francisco de Assis, serão desapropriados para a construção do viaduto. A estrutura terá alças de acesso à rua Argolino de Moraes, que ficará sob o viaduto. Um desenho do plano de obras foi apresentado aos comerciantes da região, que montaram uma comissão para discutir sobre o projeto e a execução do serviço com a Prefeitura. “Nossa meta é executar esta obra de forma rápida, para trazer o mínimo de impacto ao comércio da região central durante as intervenções”, garantiu Perugini. Antes de ser executado pela Rumo, o projeto seguirá para aprovação junto ao Governo Federal.

A construção deste viaduto é uma luta antiga do município, que desde o primeiro do governo do prefeito Perugini busca parcerias para viabilizar a obra. Em 2009, a Prefeitura já havia desapropriado áreas com intuito de agilizar a obra e discutia com o Estado uma possível parceria. Em 2012, após a Prefeitura ter implantado medidas de segurança no trecho de conflito do sistema viário com a ferrovia, o prefeito encaminhou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental para a obra do viaduto. Em 2018, a Rumo anunciou a parceria para a obra, considerada prioritária pela concessionária.

“Em uma lista de mais de 100 cidades, Hortolândia é a primeira da fila para receber obras que serão executadas pela empresa, em virtude do trajeto da linha ferroviária. A empresa depende apenas da renovação da concessão da malha ferroviária, que está em andamento”, afirmou Perugini.

Durante o encontro com comerciantes, o prefeito aproveitou para citar outras obras em andamento ou com projeto avançado para execução. Uma delas é a implantação de sistema de drenagem na rua Argolino de Moraes, serviço que é realizado atualmente, com objetivo de evitar alagamentos como o que afetou a região central em janeiro deste ano, após fortes chuvas.

Perugini mencionou, ainda, o projeto de desassoreamento das lagoas de contenção construídas no Parque Remanso das Águas, no Jd. Carmem Cristina, e embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada), no Jd. Santa Rita de Cássia. “Vamos canalizar um trecho de córrego entre as duas lagoas e realizar o desassoreamento, a fim de colaborar com a prevenção de enchentes”, enfatizou o prefeito.

PIC

Esta obra faz parte do PIC, programa que promoverá desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. Mais de 100 obras e serviços serão realizados por meio do programa.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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