Connect with us

Nossa Cidade

Prática da amamentação fortalece vínculo da mãe com o bebê

Publicado

em

A amamentação é uma prática importante que fortalece os vínculos da mãe com o bebê. Esta e outras orientações integram a campanha “Agosto Dourado” que a Prefeitura de Hortolândia continua a realizar neste mês para orientar gestantes, parturientes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno. A campanha foi criada em 1990 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que instituíram agosto como o mês de conscientização sobre o tema.

A Secretaria de Saúde promove ações no Hospital Municipal Mario Covas e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). Desde o início da campanha, o hospital promove uma programação de palestras para os servidores da unidade. De acordo com a coordenadora de qualidade do hospital, enfermeira Juliana de Oliveira Castanheira, o objetivo é capacitar os profissionais e funcionários para que realizem atendimento e prestem assistência de qualidade às gestantes e parturientes internadas no hospital. 

Nesta quinta-feira (12/08), é realizada a palestra “10 passos para o sucesso do aleitamento materno”, com a enfermeira Maria Solange Pacheco Santos. A programação continua nesta sexta-feira (13/08) com a palestra sobre ordenha, ministrada pela enfermeira obstetra Ana Gabriela Rodrigues de Godoy. A palestra acontecerá em vários horários para os profissionais dos diferentes setores do hospital. O hospital também realiza neste mês uma gincana interna entre os profissionais. O objetivo, de acordo com a enfermeira Juliana de Oliveira Castanheira, é avaliar o nível de conhecimento dos servidores sobre o tema, e a partir daí definir mais atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional. 

Ao longo desta semana, o hospital continua com a distribuição de kits para gestantes e parturientes que estiverem internadas. Cada kit contém uma manta, seis fraldas, um termômetro e uma tesoura (para cortar as unhas do bebê). As gestantes também ganham uma foto tirada no momento da amamentação de seus bebês. As fotos são entregues somente para as mães que autorizarem serem fotografadas. 

Além de distribuir os kits, as equipes de enfermagem fazem o trabalho de orientação com as pacientes internadas sobre o aleitamento materno. A prática traz vários benefícios para a criança. De acordo com a Secretaria de Saúde, o leite materno funciona como uma vacina, transmitindo anticorpos da mãe para o bebê. O ato de sugar o seio da mãe ajuda o bebê a desenvolver a dentição, a fala e a respiração. De  acordo com a coordenadora Juliana de Oliveira Castanheira, desde o início deste mês 38 mulheres foram internadas por motivo de parto no hospital. Outra ação de sensibilização feita pelo hospital é uma exposição de fotos de funcionárias amamentando seus bebês. A exposição, com cerca de 40 imagens, está na entrada da maternidade.   

CAISM

O CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia também realiza ações da campanha “Agosto Dourado”. A unidade está decorada com enfeites e cartazes com dicas sobre aleitamento materno. O órgão é a unidade de referência no município para atendimentos de casos específicos, como gravidez de alto risco, e para exame de rastreamento de câncer de mama, por meio de mamografia. 

As pacientes atendidas pela unidade com consulta de revisão de parto agendadas neste mês recebem orientações sobre a importância do aleitamento materno. A coordenadora da unidade, Angelica Queiroz, explica que a consulta é feita cerca de 40 dias após o parto para verificar o estado de saúde do bebê e da mãe. Em caso de não comparecimento, a unidade entra em contato com as pacientes faltantes. A ação também é realizada com as pacientes com a 1ª consulta marcada neste mês na unidade. O CAISM está localizado na rua José Pereira de Lira, 255 Jardim Green Park, atrás do Centro de Especialidades.

BENEFÍCIOS

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Semáforo para pedestres no Parque Ortolândia começa a funcionar amanhã (27)

Publicado

em

Equipamento implantado em frente ao condomínio Golden Park, próximo a escolas particulares, visa a levar mais segurança viária à região 

Na tarde desta segunda-feira (27/09), o novo semáforo para pedestres começará a funcionar, implantado pela Prefeitura de Hortolândia em frente ao condomínio Golden Park, localizado na região entre o Parque Ortolândia e o Jardim Amanda, próximo ao Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e ao Colégio Adventista de Hortolândia.

A ação visa a disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com as escolas e o condomínio residencial.

A implantação do novo equipamento começou a ser feita no último dia 14 deste mês e atende à demanda da comunidade local. “Foi um pedido do condomínio, por causa do Unasp, que fica lá perto. Solicitamos desde já aos motoristas que respeitem o semáforo para pedestres. Mesmo com o radar, muitos passam por lá em alta velocidade, o que não é aceitável”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Retirada das plantas aguapés do espelho d’água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d’água.

A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

“Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população”, salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Populares