Nossa Cidade

Pq. dos Pinheiros, Jd. Santana e Residencial Maria de Lourdes recebem ação de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti

Prefeitura de Hortolândia reforça orientação que moradores devem redobrar cuidados para evitar a reprodução do mosquito

Hortolândia volta a ter dias de calor forte. Com essa situação, a Prefeitura reforça a orientação para a população redobrar os cuidados para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, em suas casas. De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, nesta época do ano, a reprodução do inseto é mais rápida. Por esse motivo, a Prefeitura mantém a ação casa a casa de busca e eliminação de criadouros do inseto em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ realiza a ação no Parque dos Pinheiros, Jardim Santana e Parque Residencial Maria de Lourdes. 

Anuncio


O veterinário do órgão, Evando Alves Cardoso, explica que durante o verão a reprodução do inseto acontece com maior rapidez. “Nesta época do ano, com temperaturas altas, o ciclo de crescimento do Aedes aegypti é mais curto. Assim, teremos mais mosquitos em fase adulta e, consequentemente, maior infestação no meio ambiente”, salienta Cardoso. De acordo ainda com o veterinário, 80% dos focos de criadouros do mosquito estão nas residências das pessoas.

Na ação casa a casa, os agentes do órgão visitam as residências para busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. 

A Prefeitura solicita para que a população permita a entrada dos agentes, que estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta para que os moradores fiquem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

COLABORAÇÃO

O combate ao Aedes aegypti é uma ação que precisa da colaboração dos moradores para que seja eficiente. Por isso, a Prefeitura reforça para que as pessoas façam sua parte para evitar a proliferação do mosquito. 

Uma atitude que é muito útil que a população deve adotar para evitar a reprodução do mosquito em casa é recolher e fazer o descarte correto de recipientes, garrafas PET e embalagens plásticas que possam acumular água parada. A fêmea do Aedes aegypti deposita na água parada os ovos que darão origem a mais mosquitos. 

A Prefeitura reforça que o descarte correto desses materiais deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Atualmente, o município conta com 13 PEVs, sendo que os dois mais recentes foram inaugurados no fim do ano passado, localizados no Jardim São Sebastião e no Jardim Nova Alvorada. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

O verão é a estação caracterizada por chuvas repentinas e de forte intensidade. Por este motivo, a Prefeitura salienta que a população deve redobrar os cuidados para eliminar o acúmulo de água parada em suas casas logo após a ocorrência de chuva. Pessoas que moram em casas com laje exposta sem telhado também devem verificar se houve acúmulo de água da chuva na laje e fazer a retirada de poças. 

Ao fazer o descarte correto de materiais reaproveitáveis como garrafas PET e embalagens plásticas nos PEVs, a população também ajuda a evitar que esses materiais sejam levados pela enxurrada das chuvas e causem o entupimento de bueiros, o que provoca inundações e alagamentos. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade. 

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode ainda causar outros problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem outras doenças, e a contaminação de áreas verdes e naturais do município, tais como lagoas e ribeirões.

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 47 casos notificados de Dengue, dos quais quatro positivos. Já de Chikungunya e Zika, o município ainda não registra neste ano nenhuma notificação das duas doenças.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo