Nossa Cidade

Pq. Chico Mendes ganha 150 novas mudas de árvores

No sábado (24/08), uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a empresa DC Logistics Brasil, sediada em Campinas, foi realizada o plantio de 150 mudas de árvores no local Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na Av. Olívio Franceschini, no Remanso Campineiro, ganhou um pouco mais de verde.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes: “Essa parceira público-provada é importantíssima, porque tem esse olhar para o meio ambiente. Enquanto muitos querem desmatar, há empresas que querem plantar e trazer mais verde e qualidade de vida para a nossa cidade”.

Anuncio


Na parceria, coube à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, indicar o local e acompanhar o plantio; à Secretaria de Obras fazer a limpeza e abrir as covas e à empresa doar as mudas, tendo também funcionários participando ativamente do plantio. Entre as espécies plantadas estão angico vermelho, aldrago, algodão do brejo, sangra d’agua, saguaraji amarelo, capixingui, embaúba, pau viola, mutamba, figueira branca, espinho de maricá, jerivá, jenipapo, jequitibá, jabota, guaçatonga, aroeira  pimenteira, ipê amarelo, ipê roxo, pitanga, canafístula e  ficheira. Em 2018, a mesma empresa, que atua como agente de cargas internacional, promoveu, junto com a Administração Municipal, o plantio de 200 mudas na Avenida Olívio Fransceschini, próximo ao terminal de transferência.

Além de integrar a meta do atual governo de plantar 100 mil novas mudas de árvores até 2020, a ação faz parte do projeto Plantio DC, que consiste em plantar uma árvore a cada negócio fechado pela empresa em junho, mês do meio ambiente. 

No dia 19 deste mês, também houve plantio, promovido pela Prefeitura, em parceria com a CPFL, dentro do Programa Arborização Mais Segura. A ação aconteceu na E.E. (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, localizada na Rua Dante de Oliveira, s/n, no Jardim Amanda. No entorno da escola, foram plantadas cerca de 60 espécies, dentre elas quaresmeira, pata de vaca, ipê-branco, dedaleiro, calistemo e aroeira salsa.

A ação também contou com a presença do secretário Zezé Gomes; da diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo; de agentes da equipe de Educação Ambiental, gestores, professores e alunos inseridos em projetos ambientais da cidade e que, neste ano, participaram da turnê ambiental promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa de Senhora de Fátima, e na Cooperativa Águia de Ouro, no Parque Peron.

“Desde 2017, o município foi contemplado com mais de 62 mil exemplares plantados. Essas ações, nos espaços públicos e principalmente em calçadas, contribuem para a formação e a sensibilização da comunidade, em prol da melhora da qualidade do ar e de vida da população”, afirma Luíza Araújo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo