Connect with us

Nossa Cidade

Postes em retorno na Av. Santana serão removidos neste domingo (05/04)

Publicado

em

 

A Prefeitura de Hortolândia acompanhará, neste domingo (07/04), o trabalho da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) de remoção de três postes de energia elétrica, localizados no retorno viário recém construído pela Administração Municipal, próximo do IATec (Instituto Adventista de Tecnologia). A ação possibilitará a liberação do retorno para a passagem de veículos. Para a realização do serviço, a CPFL fará o desligamento temporário da rede de energia elétrica na região, ação que afetará somente o prédio do Instituto Adventista. A previsão é que os novos postes, em substituição aos que serão retirados, sejam implantados na calçada ainda no domingo.

Com a realização de obras de adequação viária na avenida Santana, postes que antes estavam na área de calçada passam a ficar localizados em trechos onde haverá tráfego de veículos, por isso, precisam ser removidos. De acordo com informações do secretário de Obras, Sérgio Torrecilas, a Prefeitura já havia solicitado à CPFL a remoção das estruturas. “No entanto, o serviço não pode acontecer de forma imediata porque a concessionária dependia de autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”, explicou Torrecilas.

Adequação viária

As obras de adequação viária na avenida Santana já estão concluídas e receberam sinalização de trânsito. O objetivo das intervenções é aumentar a segurança, proteger a vida de motoristas e pedestres e organizar melhor o fluxo de veículos. As obras executadas ao longo da avenida Santana incluem a criação de um retorno na altura do Parque Ortolândia, para quem segue do Jd. Amanda sentido Centro poder retornar ao Jd. Amanda; prolongamento de canteiros centrais na avenida Pedrina Guilherme, no Jd. Firenze; construção de uma pista de desaceleração no acesso ao condomínio Golden Park; e criação de dois retornos, em ambos os sentidos, próximo do Iatec. Durante o período de obras, quatro postes já haviam sido removidos.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o serviço na avenida Santana está orçado em R$ 924.409,27, sendo parte do montante proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini, no valor de R$ 585.434,03, e o restante contrapartida do município.

PIC

Estas obras integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que é um conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Jd. São Jorge recebe mais uma etapa do mutirão de sinalização de solo da Prefeitura de Hortolândia

Publicado

em

Serviço é realizado semanalmente para contribuir com a segurança viária da cidade

O mutirão de serviços da Prefeitura de Hortolândia para contribuir com a segurança viária chegou ao Jardim São Jorge. Nesta terça-feira (25/01), as ruas Acre, Amapá e Rio Grande do Sul receberam o reforço na pintura de faixas duplas amarelas, além de alertas como “PARE” e “DEVAGAR”. Sobre as faixas amarelas, as equipes da Administração Municipal também implantaram tachões, as populares “tartarugas”. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as peças evitam ultrapassagens em alta velocidade e perigosas, que possam colocar em risco a vida das pessoas.

O mutirão de reforço e implantação de sinalização de solo acontece, semanalmente, em diversas regiões da cidade com o objetivo de melhorar a segurança viária, facilitando a visualização de motoristas e pedestres. O trabalho continua nos próximos dias, tanto em ruas com grande movimento.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Estacionamento lateral em trecho da R. Luiz Camilo de Camargo está proibido para inicio das obras de Pq. Linear

Publicado

em

Área de lazer será implantada pela Prefeitura de Hortolândia próximo ao Supermercado Assaí

Nesta quarta-feira (26/01), a Prefeitura de Hortolândia inicia mais uma etapa de obras do “Superviário” na região Central da cidade. Para a construção do Parque Linear que margeará a linha férrea, as equipes da Administração Municipal realizarão pequenas adaptações no trânsito no trecho da rua Luiz Camilo de Camargo nos cruzamentos com as ruas Eliza Laurinda da Silva e Júlio Silva Batista. 

“Para que a obra no local seja concluída mais rapidamente, neste trecho, a partir do início das intervenções, não será permitido o estacionamento de veículos no lado esquerdo da via. A ação é necessária para garantir a fluidez do tráfego da rua Luiz Camilo de Camargo enquanto as máquinas trabalham. A medida será temporária e, com o avanço dos serviços, futuramente, o estacionamento no lado esquerdo voltará a ser permitido”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, para o início da construção do parque linear, serão realizados serviços para a drenagem na rede de águas pluviais, além de ações no pavimento para a construção de ciclovia e calçada. “Pedimos também a colaboração para que os motoristas circulem devagar na via. Pedestres também devem ter cautela durante os trabalhos no local”, completa Vaconcellos.

PARQUE LINEAR

A área ambiental terá destaque no “Superviário”, com a criação deste parque linear na região central. O parque margeará a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido Centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, quase metade dos trabalhos foram concluídos no “Superviário”. O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Rua do Centro de Hortolândia terá interdição parcial nesta quarta-feira (26/01)

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia fará poda de árvores na região

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trecho de cruzamento com a rua Benedicta Pires de Assis estará interditado para a poda de árvores. O local estará sinalizado com placas indicativas que indicarão a necessidade do uso de desvios para acessar tanto o sentido Centro quanto o sentido bairro (ver abaixo).

Motoristas que transitarem pela região Central de Hortolândia nesta quarta-feira (26/01), das 8h às 17h, devem redobrar a atenção na rua Zacarias Costa Camargo.

“O serviço de poda das árvores é necessário na região, inclusive para garantir a segurança viária de pedestres e motoristas que circulam por ali. A área é bem movimentada, portanto, pedimos a colaboração de todos para circular dentro do limite de velocidade permitido, respeitar o bloqueio e acessar os desvios que serão feitos no local para seguir a viagem. O trecho interditado é pequeno mas motoristas e usuários do transporte públicos devem ficar atentos. O serviço será finalizado no mesmo dia”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

DESVIOS

O motorista que vem do sentido bairro para acessar a região Central, deve virar na rua José Camargo, seguir até a rua Maria Bernardes, fazer o contorno paralelo ao Centro de Formação Paulo Freire, entrar em um pequeno trecho da rua Antônio Bernardes, também paralela ao centro educacional, acessar a rua Francisco Castilho e, assim, voltar ao trecho liberado para circulação na rua Zacarias Costa Camargo e chegar ao Centro da cidade.

Já quem está no Centro e quer seguir no sentido bairro, acessará a rua Euclides Pires de Assis, entrará pela rua Antônio Bernardes, acessará a rua José Camargo voltando ao trecho permitido para circulação na rua Zacarias Costa Camargo e, assim, seguirá a viagem no sentido bairro.

Linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passam pelo trecho interditado, farão o desvio para seguir até o Centro de Hortolândia na rua José Cláudio Alves dos Santos, entrando na rua Maria Bernardes, fazendo o contorno próximo ao Centro de Formação Paulo Freire, chegando até a rua José Camilo de Camargo para acessar a região Central.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares