Connect with us

Nossa Cidade

Pontos de Entrega Voluntária de Entulho são referência na região

Publicado

em

Vereadores de Sumaré visitaram PEV no Parque Gabriel, nesta terça-feira (14/02)

Hortolândia se destaca, mais uma vez, na área ambiental e se afirma como referência na região. Nesta terça-feira (14/02), três vereadores de Sumaré vieram à cidade conhecer os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis). Espaços públicos cercados, com zeladoria e caçambas para triagem seletiva de resíduos, os PEVs integram o Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), criado em 2012, no segundo mandato do prefeito Angelo Perugini.

Dudu Lima, Ulisses Gomes e Tião Correa – os dois últimos membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sumaré – visitaram, pela manhã, o PEV Parque Gabriel, um dos mais utilizados pela população. Foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Gomes, o Zezé, e pela secretária-adjunta, Eliane Nascimento. Durante a visita, enquanto se informavam sobre dias e horários de funcionamento, bem como sobre os resíduos que a população pode lá descartar, pelo menos quatro munícipes descartaram no local, num intervalo de cerca de 40 minutos, restos de construção civil, eletroeletrônicos e sofás velhos (volumosos).

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Sumaré, Ulisses Gomes já conhecia a URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), outro órgão do Sigah, mas ainda não os PEVs. O vereador considera a visita importante para buscar alternativas para a correta destinação de resíduos sólidos naquele município. “Toda cidade produz resíduos. Se não tivermos espaços adequados para recebê-los fica difícil”, comenta, bem impressionado com o novo equipamento.

Publicidade

O vereador Tião Correa também ficou satisfeito com o que viu. “Não imaginava que o projeto era tão bom, assim de receber o material já segregado. Levo uma ótima impressão. Precisamos criar alternativas para os munícipes. Só multar não resolve. O Poder Público tem que criar alternativas”, explica.

A ideia da visita à cidade vizinha surgiu a partir de uma conversa com um eleitor, segundo o vereador Dudu Lima. “Ele tem parentes aqui e fez fotos de Hortolândia, mostrando os PEVs e me perguntou por que não tínhamos nada parecido lá”, comentou. “Então pesquisei um pouco mais na internet e solicitei ao Zezé a visita. É uma necessidade de Sumaré. O projeto é muito bacana. O nosso ecoponto não é uma solução muito boa, porque não tem esta separação prévia dos materiais”, comenta.

“Queremos uma cidade limpa. Vamos jogar duro para ter esta cidade mais limpa. Penso que quem ainda joga entulho na rua é uma minoria”, afirma o secretário.

Atualmente, há seis PEVs em funcionamento em Hortolândia: Jd. Adelaide, Jd. Interlagos,

Publicidade

Parque Gabriel, Jd. Auxiliadora, Vila Real e Jd. Amanda. Em dezembro de 2016, número mais atualizado disponível, foram descartados 120 toneladas de entulhos; 21,6 de madeira; 2,4 de ferro e 8,4 de papel, plástico e outros recicláveis. Os pontos foram utilizados por 621 munícipes.

Nossa Cidade

Previsão do Tempo na semana para Hortolândia com manhãs e noites geladas

Publicado

em

frio

Mais uma semana fria chega e com ela, ventos fortes em alguns dias, mas sem chuva aparente. No meio da tarde, as temperaturas ficam mais amenas, entretanto, nas madrugadas e manhãs, o frio é predominante.

Mantenham os casacos a postos, vamos para mais uma previsão semanal do tempo.

  • Segunda (27 de Junho)  

Temperatura: entre 13° e 23°

Vento a 16km/h

Umidade relativa do ar: entre 48% e 89%

Publicidade
  • Terça (28 de Junho)

Temperatura: entre 11° e 26°

Vento a 15Km/h

Umidade relativa do ar: entre 26% e 82%

  • Quarta (29 de Junho) 

Temperatura: entre 13° e 28°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 23% e 66%

Publicidade
  • Quinta (30 Junho) 

Temperatura: 12° e 26°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 25% e 90%

  • Sexta (01 de Julho) 

Temperatura: entre 12° e 28°

Vento a 8Km/h

Umidade relativa do ar: entre 23% e 67%

Publicidade
  • Sábado (02 de Julho) 

Temperatura: entre 11°e 26°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 24% e 57%

  • Domingo (03 de Julho) 

Temperatura: entre 11° e 25°

Vento a 11Km/h

Umidade relativa do ar: entre 20% e 56%

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Populares