Nossa Cidade

Plano Cicloviário prevê 72 km de ciclovias interligadas em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia começa a implantar no município o Plano Cicloviário, desenvolvido para facilitar o deslocamento de ciclistas entre as regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o plano prevê um total de 72 km de ciclovias interligadas, que serão implantados em até 10 anos. Na primeira etapa de obras, serão aproximadamente 34 km de ciclovias que, somados aos 8 km que já existem na cidade, totalizam 42 km de ciclovias. O plano de expansão de ciclovias na cidade faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). 

O plano conta com a participação de ciclistas da cidade que são parte da Comissão Cicloviária formada, também, por vereadores. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o grupo já realizou reuniões com representantes da Administração para contribuir com o projeto, que garantirá mais segurança e facilidade de deslocamento para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. 

Anuncio


“O investimento inicial será de, aproximadamente, R$ 4 milhões. O recurso é fruto de parceria da Prefeitura com o Governo Federal, pelo plano de desenvolvimento das cidades, além da iniciativa privada. Essas ciclovias também passarão por loteamentos. No Jardim Amanda, parte da ciclovia também passará por uma readequação. Esse planejamento, que será realizado para os próximos 10 anos, tornará a mobilidade e o deslocamento dentro de Hortolândia mais fácil e seguro para quem anda de bicicleta”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

O pontapé inicial para a implantação do Plano Cicloviário já foi dado com as obras de prolongamento da Avenida Panaíno, que vai integrar desde a avenida da Emancipação até o Jardim Novo Ângulo. O projeto, em andamento, prevê ciclovia com futura interligação até o Parque Remanso das Águas, passando embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada).  

Pereira explica que no plano elaborado estão previstas aproximadamente 16 conexões para a malha cicloviária de Hortolândia. “”Elaboramos um plano de interligação em pontos importantes como o Parque Socioambiental Lago da Fé se interligando ao Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), por exemplo. Para pegar o exemplo de uma ciclovia que já existe, como a da avenida Olívio Franceschini, queremos fazer a interligação com a Vila Real”, exemplifica o secretário.

PIC

A implantação de ciclovias em Hortolândia faz parte do PIC, o Programa de Incentivo ao Crescimento da Prefeitura, que prevê mais de 100 obras e serviços que vão ampliar a qualidade de vida e preparar a cidade para crescer, com planejamento, pelos próximos 30 anos.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo