Nossa Cidade
Pessoas com deficiência têm apoio para conseguir emprego por meio do PAT de Hortolândia

Entre 2017 a 2021, o órgão registrou aumento de 1.754% no número de vagas de emprego oferecidas para PCDs
Hortolândia se consolida como cidade inclusiva para as pessoas com deficiência (PCDs). Para promover a inclusão desse público no mercado de trabalho, a Prefeitura investe na captação e na oferta de vagas de emprego para PCDs. O investimento tem dado resultado. De acordo com dados do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, houve aumento de 1.754% no número de vagas de emprego oferecidas pelo órgão de 2017 a 2021 (veja quadro abaixo). Em 2017, foram 83 vagas (das quais 12 eram exclusivas para PcDs e 71 inclusivas, ou seja, que também aceitavam PCDs). Já em 2021, o órgão disponibilizou 1.539 vagas (das quais 147 exclusivas para PCDs e 1.392 inclusivas).
Uma das pessoas com deficiência que conseguiu emprego por intermédio do PAT foi Fernando Henrique Pereira Torres (foto), de 25 anos, que tem hemiplegia (paralisia parcial em um dos lados do corpo). Por motivos familiares, ele se mudou do Mato Grosso para Hortolândia, em outubro do ano passado.
Na busca por emprego, o jovem procurou o PAT para se candidatar a uma vaga, que não era para PCDs, de consultor de vendas em uma empresa de proteção veicular. Durante a fase de entrevista, Fernando conta que o empregador ficou impressionado com seu currículo profissional e decidiu contratá-lo.
Engajado na questão da inclusão de PCDs, Fernando salienta que já sofreu preconceito por ser deficiente. “Limitação física não é limitação intelectual. É importante que haja igualdade de oportunidades profissionais para todos, inclusive as pessoas com deficiência”, salienta o jovem.
Desde sua contratação, Fernando elogia a atitude acolhedora com que foi recebido na empresa. “Sou tratado de igual para igual por todos. Tenho um relacionamento franco com meu gerente. Apesar de já ter experiência na área de vendas, o trabalho superou minhas expectativas e tem me agregado novas experiências e conhecimentos para minha carreira profissional”, destaca Fernando.
Dentre seus planos futuros, Fernando pretende finalizar um artigo científico sobre PCDs, elaborado em parceria com um amigo que é membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para ser apresentado a autoridades políticas da região. Outro projeto é retomar os estudos acadêmicos na área de Direito, que ele iniciou na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).
AMADURECIMENTO
A conquista do primeiro emprego é um marco na vida de Débora Muniz do Carmo, de 25 anos. Moradora do Jardim Amanda, a jovem, que é deficiente auditiva, também conseguiu trabalho por meio do PAT. Débora foi contratada para atuar na área de vendas on-line em uma grande empresa varejista instalada no município que divulgou vagas específicas para PCDs no ano passado.
A mãe da jovem, Patrícia Leal, destaca o atendimento do órgão. “A equipe foi atenciosa com a minha filha. O PAT faz um trabalho direcionado para pessoas com deficiência. Acredito que isso foi fundamental para ela ter conseguido a vaga”, elogia Patrícia.
O trabalho está sendo importante para o desenvolvimento da jovem. “É o primeiro emprego dela. A Débora está feliz. Antes, ela estava angustiada porque entregava currículos, mas não dava certo. O trabalho está ajudando no amadurecimento e na socialização dela. Ela está mais disciplinada por causa da escala de horário no trabalho”, destaca a mãe.
A mãe destaca o tratamento que a filha recebe da empresa. “Ela foi muito bem acolhida e se sente integrada na empresa”, salienta Patrícia. A mãe ainda ressalta que tem percebido uma mudança na mentalidade das empresas sobre a contratação de pessoas com deficiência. “É importante que todas as pessoas, inclusive as PCDs, tenham chance de se realizarem profissionalmente. As empresas devem abrir oportunidades para quem é diferente. A interação com pessoas diferentes nos ensina a respeitar as diferenças”, salienta Patrícia.
A coordenadora do PAT Hortolândia, Sandra Paiva, destaca que, por meio da parceria com o órgão, as empresas da cidade aumentaram significativamente a contratação de PCDs, nas áreas comercial, industrial e administrativa em 2021. “As empresas têm demonstrado interesse pela mão de obra PCD, que pode produzir tanto quanto ou até mais que as demais pessoas. Isso é motivo de orgulho e satisfação para nós. Neste ano, continuaremos a trabalhar para que essa tendência continue forte e se torne comum, fazendo com que as empresas venham a abrir um número ainda maior de vagas de trabalho inclusivas para PCDs. Nossa meta é continuar trabalhando, sempre com o objetivo de oferecer mais e melhores condições de acessibilidade para todos aqueles que buscam trabalho”, destaca Sandra.
Ano
Vagas exclusivas para PCDs
Vagas inclusivas
Total de vagas
2017
12
71
83
2018
173
110
283
2019
167
120
287
2020
54
547
601
2021
147
1.392
1.539
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Previsão aponta que frio deve ficar por mais tempo

Nesta quinta (19), as temperaturas devem ficar entre 6 e 16ºC (caso a nebulosidade persista ao longo da noite, a temperatura mínima poderá ficar mais elevada).
Na sexta-feira, as temperaturas devem ficar entre 7 e 19ºC. No final de semana, apesar de ainda abaixo da média, as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas, com mínimas em torno de 10ºC e máximas em torno de 23ºC.
Não há previsão de chuva para os próximos dias – os indicativos apontam para precipitação somente mais no final do mês.
Nossa Cidade
Evento da Prefeitura de Hortolândia marca Dia da Luta Antimanicomial

Encontro na manhã desta quarta-feira (18/05) promoveu atividades artísticas com participação do prefeito Zezé Gomes
O frio não desanimou o público no evento do Dia da Luta Antimanicomial, promovido pela Prefeitura, no CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infância e Juventude), na manhã desta quarta-feira (18/05). O evento integra a programação comemorativa do 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também esteve presente.
A fim de promover a integração entre pacientes e comunidade, o evento teve apresentações musicais, como a do coral formado por usuários, parentes, familiares e funcionários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Vida, uma das unidades da Prefeitura especializada no tratamento de pessoas com problemas psíquicos, aula de zumba e exibição com alunos do curso de capoeira ministrado pela Prefeitura. Além disso, foi ofertado um café da manhã comunitário.
O evento é para sensibilizar a sociedade sobre a importância de políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com transtornos mentais. A data foi instituída no dia 18 de maio, quando foi realizado um Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru, em 1987. Até então, o tratamento psiquiátrico consistia em internações hospitalares. Como resultado do encontro e de outras mobilizações, a Reforma Psiquiátrica foi aprovada por meio da Lei Federal Nº 10.216, em 2001. Com a lei, o atendimento a pacientes com transtornos mentais passou a ser realizado por uma rede de atenção psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários onde cada paciente tem vida livre, participando de atividades terapêuticas e de reabilitação, sempre na companhia da família.
Uma das participantes que destacou a importância de lembrar a data foi Francisca Cavalcante Agra, de 53 anos, acompanhada da filha, Laureana, de 12 anos. A menina é uma das pacientes do CAPS IJ, órgão da Secretaria de Saúde. “Essa luta é muito importante para que as pessoas que sofrem de transtornos mentais tenham tratamento e sejam bem cuidadas”, salientou Francisca.
A jovem começou a receber tratamento em março deste ano por sofrer de depressão. “Ela está melhor e se cuidando mais, graças à equipe do CAPS IJ, que atende bem minha filha”, elogiou a mãe.
Quem também enalteceu o trabalho realizado pelo órgão foi Maria Augusta de Jesus, de 66 anos, que participou do evento junto com o neto, Brian, de 9 anos. A idosa relata que há cinco anos o menino é atendido pelo órgão por ser hiperativo. “Agradeço ao pessoal do CAPS IJ. Eles são atenciosos. Fazem um trabalho muito bom! Meu netinho está melhorando e tomando medicação. Essa data é importante para que mais pessoas também possam receber tratamento e cuidados”, destacou a idosa.
O prefeito Zezé Gomes reforçou a importância de lembrar a data, uma vez que a pandemia agravou problemas mentais e emocionais nas pessoas. “A luta antimanicomial é uma causa importante. Desde a criança até a pessoa mais idosa precisa receber cuidados, independente do transtorno que esteja sofrendo. Sei que não é fácil trabalhar na saúde. Por isso, parabenizo vocês, profissionais de saúde, que enfrentaram e estão enfrentando problemas difíceis. A pandemia agravou transtornos mentais nas pessoas. Por isso, é nossa responsabilidade cuidar de todos. Que as pessoas participem dessa luta não só hoje, mas todos os dias. Quero que cada um de vocês seja o prefeito dessa causa”, ressaltou Zezé Gomes.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Campos estão preparados para receber partidas do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia

Prefeitura realizou intervenções nos espaços esportivos para a bola rolar
Os palcos estão prontos para a disputa do Campeonato Amador de Futebol que começa nesta quinta-feira (19/05), data de comemoração dos 31 anos da cidade, com o amistoso entre a Seleção de Máster e a Seleção de Hortolândia às 14h. Além do Campo da Confibra, tradicional espaço esportivo localizado no Jardim Campos Verdes , todos os espaços esportivos onde acontecerão os jogos da primeira e segunda divisões receberam diversas intervenções, desde o início do ano, com o objetivo de oferecer espaços em boas condições para jogadores e espectadores.
O campo do Remanso Campineiro, desde 2019, recebe melhorias no gramado e nas instalações internas como vestiários e parte elétrica. O Campo do Rosolém apresenta nova pintura de cor azul na arquibancada e passou por manutenções na iluminação, para os jogos no período noturno, no gramado e na pista de caminhada localizada ao redor do campo. O Campo do CAIC, no Jardim Amanda, foi entregue à população no final de semana passado. O espaço recebeu a troca do alambrado, melhorias na arquibancada e a construção de um novo banheiro, tudo com acessibilidade para PCD (Pessoa com Deficiência).
O estádio Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia, recebeu manutenções nas partes elétricas e hidráulicas. De acordo com a Secretaria de Esportes, o Campo do Adelaide também está em totais condições para a bola rolar. “Além destes serviços pontuais, que garantem um espaço renovado para torcedores e espectadores na disputa do Campeonato Amador de Futebol, todos nossos espaços, semanalmente, recebem limpeza e ações de zeladoria nas áreas interna e externa. Estes trabalhos mantém os locais bem cuidados para a utilização”, comenta o secretário de Esportes da Prefeitura Gléguer Zorzin.
Campeonato está de volta
Após dois anos interrompidos por conta da pandemia do Coronavírus, a 27ª edição do Campeonato Amador de Futebol 2022 será uma das maiores e mais disputadas competições da Região Metropolitana de Campinas. Neste ano, são 24 equipes na primeira divisão e outras 24 na segunda divisão, divididas em três grupos com oito equipes. Clique no link e confira os jogos deste final de semana.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Emprega Hortolândia7 dias atras
Monte Mor abre concurso publico, confira as vagas:
-
Nossa Cidade5 dias atras
Prefeitura de Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
EMS está com diversas oportunidade de emprego para Hortolândia e região
-
Emprega Hortolândia2 dias atras
Wickbold Hortolândia com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Diversas vagas de emprego na Arcor Campinas
-
Nossa Cidade1 semana atras
Comunidade Santa Rita de Cássia realiza quermesse, neste fim de semana
-
Nossa Cidade6 dias atras
“Feira Hippie” de Hortolândia, praça “A Poderosa” terá feira permanente
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Campinas abre 44 vagas para profissionais da educação