fundoSocial

O projeto social Pernas de Aluguel de Hortolândia doou mais de 500 kg de alimentos não perecíveis ao Fundo Social de Solidariedade. Os alimentos doados serão destinados, na próxima quinta-feira (29), às 8h30, às entidades cadastradas no programa Cidadão Solidário do Banco de Alimentos de Hortolândia, que atende famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social no município.

Foram doados 180 kg de arroz, 90 kg de feijão, 80 kg de macarrão, 60 kg de açúcar, 50 litros de leite, 40 litros de óleo e outros itens como café em pó, molho de tomate, leite em pó, farinha de milho, sal e produtos de higiene pessoal. O Pernas de Aluguel de Hortolândia realizou no último dia 18 um treino solidário na Faculdade de Hortolândia (FACH), no Jardim Amanda I, onde conseguiu mobilizar a comunidade local e voluntários na arrecadação das cestas básicas e alimentos não perecíveis para fazer com que diversas famílias tenham um fim de ano sem fome.

Segundo a coordenadora do Pernas de Aluguel de Hortolândia, Cristiane Rocha, o projeto notou a necessidade de ir além do trabalho de inclusão junto a pessoas com necessidades especiais e as famílias delas, pois percebeu um grande número de famílias carentes na cidade. “Cada vez mais o projeto toma proporções maiores, gerando uma onda de solidariedade e amor que transcende o esporte, ampliando, assim, o alcance e assistência a quem mais precisa. Esse é o objetivo: espalhar o amor e inclusão”, afirmou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Leila Dobelin, agradeceu a iniciativa e disse que os alimentos vão ajudar muitas famílias neste fim de ano. “Toda a mobilização do Pernas de Aluguel de Hortolândia em prol das famílias carentes é um exemplo para todos nós e mostra que se todos doarem um pouquinho, seja um quilo de alimento, vamos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou.

O Banco de Alimentos é uma unidade da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, que atende a 26 entidades e associações, beneficiando cerca de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

Sobre o Pernas de Aluguel de Hortolândia

O Pernas de Aluguel, presente na cidade de Hortolândia há pouco mais de um ano, é um projeto sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a inclusão social de pessoas com deficiência motora – crianças, adolescentes e adultos –, por meio de corridas de rua. São atendidas pessoas com paralisia cerebral leve e severa, autistas, portadores da Síndrome de Down, entre outros tipos de deficiências físicas e intelectuais.

As pessoas assistidas pelo projeto são conduzidas em triciclos especiais em corridas de rua por atletas voluntários, que “alugam” suas pernas para leva-los a uma experiência única e emocionante de cruzar a linha de chegada. A expectativa é que cada pessoa beneficiada possa ampliar o convívio social e redescobrir a vida através do esporte.

Além de Hortolândia, a iniciativa já está presente nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). Para ser voluntário, cadastre-se no site pernasdealuguel.com.br ou entre em contato pelo telefone (19) 98612-0132.

Foto: Fundo Social de Solidariedade

Legenda: Coordenadores do Pernas de Aluguel entregam os alimentos ao Fundo Social (da esquerda para a direita: a presidente do Fundo Social, Leila Dobelin; os coordenadores do Pernas de Aluguel Edson Pipoli e Estéfano Magno; e o coordenador de projetos sociais da FACH, Ely Novaes de Oliveira)