Nossa Cidade

Parque Santa Fé está na reta final de obras

 

Em breve, Hortolândia terá um novo parque socioambiental para a população aproveitar as horas de lazer. É o Parque Linear Santa Fé, em construção pela Prefeitura às margens do Córrego Santa Clara, na região do Parque Gabriel. A obra já está quase pronta e contempla dois reservatórios de contenção de enchentes, pista de caminhada e ciclovia, em uma ampla área verde localizada atrás da Câmara Municipal. De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o parque será concluído em 45 dias. “Após a conclusão, teremos neste local os equipamentos de lazer conforme o padrão dos nossos parques”, destacou o secretário de Obras, Sérgio Torrecillas.

Anuncio


O atual estágio de obras se concentra na finalização das barragens dos reservatórios de contenção de enchentes. A primeira lagoa tem capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água. Na segunda lagoa, a capacidade de armazenamento é de até 152.309 metros cúbicos de água. No final de cada lagoa, há uma barragem construída no formato de escadaria, que serve para amortecer a força da água da chuva. Com isso, a enxurrada que descerá pelo Córrego Santa Clara até a região central da cidade, se unindo ao Ribeirão Jacuba, terá um volume menor de água, evitando enchentes.

A retomada do projeto do Corredor Ecológico com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração. O projeto de implantação do Parque Santa Fé, na área que vai desde a região do Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, às margens do Córrego Santa Clara, foi desenvolvido em 2012, na gestão do prefeito Angelo Perugini. Com o auxílio dos reservatórios, parte da água da chuva ficará armazenada nas lagoas, que já estão concluídas. Este mesmo modelo de sistema de amortecimento de cheias é adotado no Parque Socioambiental Remanso das Águas, que fica na região do Jd. Carmem Cristina. Além deste parque, Hortolândia conta com o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e o Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central da cidade.

“Mesmo antes de finalizarmos esta obra, ela já está funcional, captando a água das chuvas. Conseguimos evitar ocorrência de enchentes no centro da cidade neste último ano, situação que antes era frequente. Além de acabar com este problema que tanto afligia os comerciantes e a população, o Parque Socioambiental Santa Fé complementa o corredor ecológico da nossa cidade, representando mais uma opção de lugar agradável para que os moradores possam aproveitar em família”, destacou o prefeito, durante visita ao canteiro de obras, na última semana.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo