Nossa Cidade

Parque Irmã Dorothy Stang é opção de lazer ambiental nas férias em Hortolândia

Espaço com área de mais de 40.000 m2 oferece vários atrativos naturais e muito verde 

É tempo de férias! Hortolândia tem uma bela opção para se desfrutar de momentos de lazer em contato com a natureza, na companhia de amigos ou em família. É o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, mantido pela Prefeitura, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Um dos cartões postais da cidade, o parque funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h.  

Anuncio


O parque tem área total de cerca de 44.000 m2, equivalente a cinco campos de futebol. O verde domina a paisagem. O parque conta com cerca de 1.000 árvores, de várias espécies, tais como pau-brasil, pau mulato, mogno, ipês amarelo e roxo, espécies exóticas (calabura e santa bárbara) e frutíferas (mangueira e tamarindeiro). 

Outro atrativo natural é uma nascente preservada, que fica na área central do parque. A nascente dá origem a um córrego, de cerca de 10 metros, que corre dentro do parque e desagua numa lagoa artificial. 

Já para quem fazer uma caminhada em meio ao verde para manter a saúde, o parque dispõe de uma trilha ecológica de cerca de 240 metros de extensão e com piso intertravado para possibilitar a infiltração da água de chuva.

Já para os pequeninos, o parque oferece dois playgrounds, equipados com brinquedos como gangorra, escorregador e carrossel gira-gira. A criançada pode também se divertir e jogar bola nos dois pequenos campos de areia que existem no parque. 

Para conscientizar os visitantes sobre a importância do reaproveitamento de materiais, o parque tem dois atrativos, a chamada Casa Sustentável, feita com barro, e a Casa de Pallet (antiga Casa de Bambu), cujas paredes foram refeitas com pallets, que foram doados por empresas da cidade. A ação foi feita por ocasião da 5ª edição do evento Natal Sustentável, que a Prefeitura realizou no final do ano passado.

E após fazer tantas atividades, os visitantes podem recuperar as energias com um belo piquenique nas mesas disponíveis no parque. Os móveis foram confeccionados com restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvores executados pela Prefeitura na cidade. 

Recentemente, a Prefeitura implementou melhorias na iluminação do parque. No ano passado, foi implantado o sistema de iluminação de LED. A Prefeitura instalou 88 postes com luminárias ornamentais, que contribuem para o embelezamento e a iluminação de todo o espaço do parque. Dos 88 postes, 52 têm quatro metros de altura e 36 têm 12 metros.

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública na cidade é realizado pela Prefeitura por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que resultou na contratação de um consórcio para realizar a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias de LED. A troca proporciona maior economia ao município e segurança para a população. Com a modernização do sistema de iluminação pública, Hortolândia caminha para se consolidar como uma cidade inteligente e sustentável.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo