Connect with us

Nossa Cidade

Parceria com Instituto Federal leva ensino técnico a alunos da Emef Taquara Branca

Publicado

em

Uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o IFSP (Instituto Federal São Paulo) oferece a 40 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” uma nova oportunidade pedagógica. Por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca”, eles estão cursando, na escola federal, módulos técnicos, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto, pioneiro, é promover a qualificação profissional e o diferencial no currículo de alunos que ainda estão cursando o Ensino Fundamental, de forma integrada ao ensino regular.

Ao todo, o curso tem quatro módulos, realizados semestralmente e adequados à idade dos jovens: Gestão e Empreendedorismo; Informática; Eletroeletrônica, com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. Cada semestre representa um módulo.

Às quartas-feiras, alunos da 8ª série (a última turma com nomenclatura antiga) e do 8º ano do Ensino Fundamental da Emef Taquara Branca são levados ao campus do IFSP, por meio de transporte gratuito fornecido pela Prefeitura. As aulas começam às 10h20 e terminam ao meio dia.

A cada módulo concluído, os alunos recebem o certificado FIC (Formação Inicial Continuada) e realizam avaliações sobre o que aprenderam. O curso tem duração de um ano, para quem está na 8ª série e dois, para quem está no 8º ano atualmente e cursará o 9º ano em 2016.

A Emef Taquara Branca foi escolhida por ser a única unidade municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além disso, a escola está localizada em área predominantemente rural, onde as famílias, em sua maioria, atuam profissionalmente em lavouras e têm pouco contato com o centro da cidade.

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, as oportunidades oferecidas aos jovens podem ampliar seus horizontes. “Com esse conhecimento, despertam talentos, vendo que há possibilidades em carreiras diferentes”, destaca Cleudice. “É também uma oportunidade para que Hortolândia conheça o Instituto Federal, que oferece cursos gratuitos para a comunidade”, completa a secretária.

Para a diretora do Ensino Fundamental, Kelly Tamashiro, o projeto contribui muito para o currículo dos estudantes. “O Instituto Federal é uma escola de qualidade, que vai trazer mais experiência para os alunos e um diferencial em seus portfólios”, comenta Kelly.

De acordo com o gerente educacional do IFSP, Edgar Noda, o projeto “Qualifica: Taquara Branca” é pioneiro, já que a instituição possuía, anteriormente, apenas alunos de nível médio a superior. “O projeto é super diferente. Atende uma demanda da comunidade e cumpre o papel da instituição, que é oferecer qualificação profissional”, diz Edgar.

A diferença de faixa etária dos estudantes muda até a dinâmica no IFSP. “Agora também há livros na biblioteca adequados para esses alunos”, exemplifica o gerente educacional. “Além do conteúdo ensinado ser mais geral, a dinâmica e o acompanhamento do professor em sala de aula são diferenciados”, completa Edgar.

“É visível a animação dos alunos. Estão tendo uma nova oportunidade, podendo sair daqui vislumbrando algo diferente para suas carreiras”, afirma a diretora da Emef Taquara Branca, Edneia Luciane de Almeida.

Oportunidade

Para a aluna do 8º ano da Emef Taquara Branca, Yasmin Machioni de Barros, as aulas representam uma oportunidade de aprender coisas novas. “Nas aulas de Informática, temos jogos no computador, onde montamos blocos para que o personagem faça algo”, diz Yasmin. “Meus pais estão muito felizes com essa oportunidade. No computador, em casa, mostro para eles meu desenvolvimento no projeto”, comenta a aluna.

Segundo a estudante Larissa Ohanna Carvalho dos Santos Veloso, também da turma do 8º ano, o curso é uma preparação para o futuro. “Quero trabalhar com eletrônica ou mecânica e, com essa preparação, dá pra saber mexer nas máquinas”, afirma. “Minha mãe gosta do curso. Toda quarta-feira eu venho com novidades para casa”, completa Larissa.

Samuel Ferreira de França tem 12 anos e também é um dos alunos da turma do 8º ano da Emef Taquara Branca. Ele conta que se dedica muito à grande oportunidade oferecida em parceria com Instituto Federal. “Quero aprender bastante. Pretendo trabalhar com mecânica”, conta Samuel.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Nossa Cidade

UBS Campos Verdes aposta em decoração infantil para tranquilizar crianças durante vacinação

Publicado

em

Entrada da unidade está decorada com bexigas coloridas e crianças ganham um brinde

“Ah, foi legal!” Com a inocência característica da infância, Stella Christine (foto), de 8 anos, estendeu o bracinho para ser imunizada contra a COVID-19, sob o olhar carinhoso da avó, Joquebede Bispo de Sousa Oliveira. A menina foi uma das primeiras crianças a ser vacinada na manhã desta sexta-feira (21/01) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes. A unidade fez uma decoração para deixar o ambiente mais alegre para a criançada. 

A coordenadora da unidade, Marinete Maria da Silva, explica que a ação foi feita para suavizar o clima da vacinação. “Algumas crianças ficam assustadas quando entram no ambiente de vacinação. Por isso, decoramos a entrada da unidade com bexigas coloridas para alegrá-las”, destaca Marinete. Além disso, a unidade ofereceu um lápis decorado para as crianças após serem vacinadas. Os brindes foram coletados pela equipe da própria unidade por meio de doações.

Joquebede, avó de Stella, destaca a importância de imunizar as crianças. “Temos que vacinar as crianças porque ela vão voltar para as aulas. Tem famílias que estão com medo porque acham que a vacina faz mal. Isso é fake news. A vacina é benéfica para a saúde das crianças. Temos que agradecer a Deus pelo conhecimento da ciência para fazer a vacina”, salienta Joquebede.

VACINAÇÃO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Hortolândia reforça que haverá vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, neste sábado (22/01), das 8h às 15h30, na UBS Campos Verdes, localizada na rua da Confibra, 155. A partir deste sábado, a Secretaria de Saúde ressalta ainda que também poderão ser vacinadas crianças de 5 anos sem comorbidade ou deficiência.   

A vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha na unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas 500 doses neste sábado. As crianças receberão duas doses da vacina pediátrica da Pfizer. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Na vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar comprovante de endereço e o CPF da criança. 

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias após ter sido imunizada contra a COVID-19 para receber as vacinas faltantes.  

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade. As famílias podem consultar informações sobre a vacinação infantil no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

LISTA DE ESPERA

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

PRÓXIMA SEMANA

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação para crianças continua na próxima semana. Confira abaixo o cronograma da vacinação contra a COVID-19 para crianças na próxima semana:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ana Perugini confirma pré-candidatura a deputada estadual

Publicado

em

Ana Perugini

A ex-deputada Ana Perugini confirmou nesta sexta-feira (21) sua pré-candidatura a deputada estadual nas eleições de outubro deste ano.

“Vou ficar aqui em São Paulo, perto das minhas filhas. Minha vocação é tocar, ouvir as pessoas e aqui eu acredito que posso contribuir mais. O meu dom natural é esse. Se Deus permitir, é isso que vai acontecer”, afirmou Ana, em entrevista ao jornalista Helton Pimenta.

Ana Perugini participou, na tarde desta sexta, do programa Helton Pimenta Entrevista. A atração é transmitida ao vivo pelo Facebook.

Caso seja eleita deputada estadual, Ana Perugini cumprirá seu terceiro mandato na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), onde esteve de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014. Entre 2015 e 2019, foi deputada federal. Nos últimos dois anos na Câmara dos Deputados, Ana presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Ao conquistar 121.681 votos no pleito de 2014, Ana Perugini foi a primeira mulher eleita deputada federal  na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Ana Perugini é funcionária pública do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), com formação em direito pela PUC-Campinas e pós-graduação em gestão pública pela FGV/Perseu Abramo.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Consulta pública para apresentação de propostas para Conferência da Igualdade Racial é prorrogada até o dia 24

Publicado

em

Interessados devem preencher formulário on-line, que se encontra no Portal da Prefeitura, ou impresso disponível no Departamento de Direitos Humanos

A Prefeitura de Hortolândia prorrogou para segunda-feira (24/01) o prazo para inscrições da consulta popular para apresentação de propostas para a V Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Antes, este prazo se encerraria nesta sexta-feira (21/01). Por conta do aumento do número de casos de influenza e da Covid-19, a comissão organizadora mudou a dinâmica da conferência que passará a ser online, com abertura prevista para a próxima sexta-feira (28/01), a partir das 19h, e poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria da Cultura pelo Youtube.

No sábado (29/01), os trabalhos seguem online, a partir das 9h e para participar é necessário se inscrever no link pela plataforma https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

De acordo com informações do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Setor de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, os interessados em participar da consulta pública devem preencher formulário on-line que se encontra no Portal da Prefeitura – www.hortolandia.sp.gov.br – ou em formato impresso no Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, localizado na rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro.

“O prazo foi prorrogado, o que aumenta as chances das pessoas interessadas de participar. Como etapa preparatória à V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), estas propostas visam ampliar a participação popular nas demandas da Promoção de Igualdade Racial”, explicou a gerente do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Cícera Abreu.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares