Connect with us

Nossa Cidade

Parceria com Estado garante R$ 1,3 milhão para melhorar o trânsito de Hortolândia

Publicado

em

Perugini assinou ontem (21/03) protocolo de intenções com o governador Geraldo Alckmin,no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O prefeito Angelo Perugini assinou ontem (21/03) o protocolo de intenções do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que vai garantir cerca de R$ 1,3 milhão para investimentos no trânsito de Hortolândia. O documento, cuja assinatura contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, antecede a assinatura do convênio que deve ocorrer dentro de 60 dias. Perugini estava acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana, Atilio André Pereira.

O Movimento Paulista é baseado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). Sua meta é, até 2020, reduzir em 50% o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado. Abrange cidades que tenham, no mínimo, 80 mil moradores e que tenham registrado pelo menos 20 mortes no trãnsito em 2016. De acordo com o secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, os recursos utilizados no Programa são oriundos das multas conferidas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Em 2016, Hortolândia registrou 25 mortes no trânsito. Foram 23 homens e duas mulheres, sendo que 14 pessoas morreram no local do acidente e 11, após darem entrada nas unidades de pronto socorro. As vias municipais registraram 12 mortes nesses acidentes, enquanto as outras 13 se deram nas rodovias estaduais que cruzam o município. Na SP-101 (Rodovia jornalista Francisco Aguirre Proença) foram oito vítimas. A maior parte dos acidentes com mortes ocorreu com motocicletas, um total de nove.

Publicidade

Ao comentar a questão do trânsito em Hortolândia e a parceria com o Governo do Estado, Perugini salientou a importância da iniciativa para a concretização do projeto político administrativo que ele reativou em janeiro. “As ações do nosso governo têm como foco a reconstrução da cidade, atrelada à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nosso projeto administrativo leva em conta a geração de emprego, as melhorias na saúde, na segurança, no transporte coletivo urbano e na educação. A qualidade e a segurança no trânsito estão atreladas a todas essas áreas”, afirma Perugini.

Ações em Hortolândia

Um dos primeiros passos de Perugini para transformar o trânsito de Hortolândia e fazê-lo seguro para a população foi a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, em janeiro. A reformulação do Sistema Viário está sendo feita paralela à reestruturação do transporte coletivo do município. Desde o dia 13 deste mês, a Prefeitura reúne a população para que as pessoas possam opinar, apresentar reclamações e sugestões para melhorias do sistema de transporte e do trânsito da cidade. Serão 23 reuniões em todas as regiões da cidade. As discussões já ocorreram nas regiões do Jardim Amanda, Rosolen e Novo Ângulo. Os encontros vão até 10 de maio.

Dentre as ações que visam a melhoria do trânsito, a Prefeitura quer conectar as ciclovias da cidade ao sistema viário, ampliando a malha viária para ciclistas, com garantia de segurança para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte. Além de criar novas ciclovias em todas as regiões.

Publicidade

Para fazer de Hortolândia uma cidade referência em segurança viária, são previstas diversas ações, entre elas, a organização de estacionamentos em vias públicas, reforço na sinalização, padronização de calçadas para o ir e vir seguro de pedestres e pessoas com deficiência, além de atividades de educação para o trânsito.

Outro ponto que visa transformar o sistema viário de Hortolândia e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres são intervenções na Rodovia SP-101. No dia 13 passado, o prefeito reivindicou na Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado, intervenções em seis pontos da SP-101.

Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares