Nossa Cidade

Para conscientizar sobre a Fibrose Cística, Ponte da Esperança terá cor roxa

A Ponte da Esperança (estaiada) ganha uma nova cor, a partir da noite desta sexta-feira (11/09). A pedido da Fibrocis (Sociedade de Assistência à Fibrose Cística), a Prefeitura de Hortolândia iluminará a estrutura de roxo para marcar o Setembro Roxo de conscientização e divulgação sobre a Fibrose Cística. A ação é da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a Fibrose Cística é uma doença hereditária que afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões, isso acarreta bloqueio de vias aéreas, infecção crônica, lesão pulmonar e óbito por disfunção respiratória. No pâncreas, há uma perda de enzimas digestivas, levando à má nutrição. O tratamento do paciente com Fibrose Cística consiste em acompanhamento médico regular, dieta específica, incluindo suplementação vitamínica (vitaminas A, D, E, K), utilização de enzimas pancreáticas, além de fisioterapia respiratória.
 
Iluminação decorativa
O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, no ano passado. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.
 
De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.
 
A Prefeitura de Hortolândia investe na modernização do parque de iluminação pública de toda a cidade. Por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), o município realiza a troca de lâmpadas de vapor de sódio, em toda a cidade, por luminárias de LED, que conferem maior potencial de luminosidade.
 
Até o final de 2021, todas as ruas da cidade terão iluminação de LED, totalizando a troca das lâmpadas em 22 mil pontos. O contrato de PPP inclui, além da substituição das luzes, os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção da iluminação pública da cidade. As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo