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Para atender estudantes com deficiência, Prefeitura de Hortolândia contratará 70 educadores infantojuvenis, aprovados em concurso público

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia já nomeou 33 profissionais no último dia 17 deste mês; outros 37 estão sendo convocados via Diário Oficial Eletrônico

A fim de atender os estudantes com deficiência, matriculados na rede municipal de ensino de Hortolândia, a Prefeitura contratará, ainda no início deste ano letivo, 70 educadores infantojuvenis, que trabalharão em sala de aula em diversas unidades escolares. Trinta e três destes profissionais, aprovados em concurso público, já estão nomeados e lotados em 19 escolas, além do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini”, com previsão de ingressarem no trabalho, após cumpridos os trâmites de contratação, até o dia 16 de abril (veja listagem abaixo). Em razão do aumento da demanda de alunos que precisam ser incluídos na rede, a intenção da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é ampliar este número e contratar outros 37 profissionais, que estão já estão sendo convocados via Diário Oficial Eletrônico do Município.

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Depois de nomeados, os profissionais da Educação passam por formação ao longo do ano, promovida por servidores do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”. Além dos alunos da Educação Especial atendidos exclusivamente no Cier, a Prefeitura de Hortolândia oferece o AEE (Atendimento Educacional Especializado) a cerca de 530 crianças com deficiência (auditiva, visual, múltiplas, física, síndromes autismo e surdocegueira). Estes estudantes estão inseridos na rede regular de ensino, em 58 escolas municipais da rede. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, dos novos contratados 31 atuarão diretamente no AEE, junto aos 32 professores de sala onde há o Atendimento Especializado.

De acordo com o supervisor educacional Aparecido Donizeti Chagas de Faria, o AEE é uma das políticas públicas municipais voltadas à inclusão de crianças com deficiência na rede de ensino da Prefeitura. Este Atendimento Educacional Especializado vai da Educação Infantil à EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, há o encaminhamento de alunos para atendimento no Cier Saúde; apoio de estagiários; apoio de educadores infanto juvenis; orientação da Terapia Educacional e Fonoaudiologia às escolas para auxílio na adaptação; adequação curricular; bem como formação nas áreas da deficiência e/ou outros temas de relevância para a área.

“A contratação atual de 70 novos educadores infantojuvenis visa apoiar as unidades de educação, os professores e as crianças em sua rotina escolar, em especial nas AVDs (Atividades de Vida Diária) e AVPs (Atividades de Vida Prática), conforme as necessidades de locomoção, alimentação e higiene. O objetivo é apoiar as necessidades especiais da criança e auxiliar no desenvolvimento da autonomia”, explica a Coordenadora Pedagógica responsável pelo AEE, Milena Castro.

“Com relação à contratação de novos agentes infantojuvenis, entendemos que, com o aumento de alunos de inclusão e alunos com deficiência, precisamos fortalecer a equipe de profissionais para atuar com um conceito de integralidade, atendendo não somente a questão de aprendizado da criança, mas também compreender a deficiência dela e ter uma atuação de cuidado. Por isso, o prefeito Zezé Gomes determinou a contratação imediata de 70 profissionais para atuação voltada ao atendimento educacional especializado, considerando que a educação emerge esse atendimento. É dever da educação promover a inclusão dentro de um ambiente participativo, que esteja focado nas deficiências, para que a gente possa ter um trabalho mais harmônico e mais assertivo na educação especial”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira as atividades desempenhadas pelos educadores infantojuvenis junto à AEE:

1 – Atuar nas Unidades escolares, acompanhando, cuidando, orientando alunos em idade escolar com deficiência, atendidos na rede municipal em conformidade com uma proposta educacional e política de inclusão;

2 – Promover o contato afetivo e harmonioso entre adulto e criança; 

3 – Conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, auxiliar em suas dificuldades e favorecer o seu progresso; 

4 – Subsidiar, orientar e operacionalizar atividades educativas, recreativas, alimentares, higiênicas, fisiológicas, de locomoção e de repouso sob orientação pedagógica; 

5 – Orientar, cuidar, servir e auxiliar o aluno em atividades de vida diária e prática, sob orientação pedagógica e ou profissionais da Educação Especial e equipe técnica multidisciplinar (técnicos) que se fizerem necessários; 

6 – Zelar pela limpeza, guarda e conservação de ferramentas, equipamentos, materiais de consumo e do local de trabalho juntamente com a comunidade escolar; 

7 – Verificar qualquer mudança ou intercorrência com o aluno, comunicando o professor responsável e a equipe gestora da Unidade de atuação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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