Estágio de requalificação profissional, promovido pela Prefeitura, é fundamental para concessão do porte de arma pela Polícia Federal
Estresse, ansiedade, o atuar constante em situações de perigo e violência. Estes e outros fatores de risco podem afetar a saúde mental do profissional de segurança pública. Para capacitar os integrantes da GM (Guarda Municipal) de Hortolândia a lidar com eles, a Prefeitura, em parceria com a GM de Nova Odessa, promoveu, nesta sexta-feira (26/11), palestra sobre o tema, dentro do curso de “Estágio de requalificação profissional 2021”. Ao longo da semana, a formação abordou temas de grande importância profissional e pessoal, dentre eles violência contra a mulher; diversidade social; primeiros socorros; enfrentamento às violências, com protocolos e fluxos de atendimento; e conflito socioambiental envolvendo animais.
A palestra de encerramento, focada em capacitar os GMs para atuar na valorização e proteção da vida e da integridade física, mental e emocional do profissional, foi ministrada pela GM Charlene Faveri, do município vizinho. Além de listar os fatores de risco e apresentar meios de proteção para a saúde mental do próprio agente, Faveri mostrou ainda como fazer uma abordagem humanizada a tentativas de suicídio.
De acordo com a Secretaria de Segurança, cursos periódicos de qualificação profissional integram a carga horária exigida no Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal para a concessão de Porte de Arma aos Guardas Municipais. Ao todo, 20 profissionais participaram da formação, iniciada na segunda-feira (22/11).
No primeiro dia, o curso contou com a parceria de profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho e Ana Paula Tertuliano Cardoso da Silva, que abordaram o “Plano Municipal de Enfrentamento às violências com seus fluxos e protocolos”, bem como com a de servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o veterinário Paulo José Mancuso e o chefe da fiscalização José Apóstolo dos Santos, que falaram sobre a “Dinâmica do conflito socioambiental envolvendo animais”. No segundo dia, o tema da Diversidade – como deve ser a abordagem policial envolvendo pessoas LGBTQIA+ foi enfocado pela assistente social Michele Cristina Panssani, a GM Patrícia Migliaccio e o diretor de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio. Já no terceiro dia, o debate foi sobre violência contra a mulher, com profissionais da Segurança e do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos” e o promotor de Justiça Rafael Salzedas Arbach, da 5ª Promotoria. Por fim, no penúltimo dia, agentes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ensinaram técnicas de primeiros socorros.
“Todas as temáticas abordadas durante esta semana são de extrema importância para que nossos Guardas Municipais estejam prontos e aptos para atenderem às diversas naturezas de ocorrências, sempre prestando um atendimento de excelência aos nossos munícipes”, ressaltou o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr.Jold.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98