Nossa Cidade

Pais e responsáveis já podem apresentar às escolas comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 em crianças até 11 anos

Após 60 dias, Prefeitura encaminhará aos Conselhos Tutelares e demais autoridades lista dos que não se vacinaram nem apresentaram atestando dispensando a vacinação contra o Coronavírus

 

Anuncio


Se o seu filho tem entre cinco e 11 anos de idade, estuda em escola municipal e tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, já pode entregar às secretarias escolares cópia da carteirinha de vacinação da criança ou o comprovante de esquema vacinal completo contra a doença. O mesmo vale para quem tem atestado médico, dispensando o filho da vacinação. Basta ver na escola o horário de atendimento administrativo. A medida está prevista na Portaria SMECT (Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia) 03/2022, publicada na edição 1441 do Diário Oficial Eletrônico do Município, no dia 11 de fevereiro, que pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1441. 

Quem perdeu a carteirinha onde foram anotadas estas informações não precisa se preocupar. É possível solicitar atestado de vacinação na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde a imunização foi feita ou buscar o comprovante no site do ConectSus, do Governo Federal (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home-default), ou mesmo do Poupatempo, do Governo de São Paulo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/). Todos estes serviços públicos são gratuitos para o usuário.

Embora a falta de apresentação do comprovante de vacinação não impeça o aluno de frequentar a escola ou realizar matrícula ou rematrícula, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que a medida é muito importante, tanto para a criança e sua família, quanto para toda a sociedade. É que, dentro de no máximo de 60 dias, esta situação será comunicada aos Conselhos Tutelares, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis.

A preocupação da Prefeitura com os que ainda não completaram o esquema vacinal se dá porque, até o último sábado (09/04), de um universo de 20.403 crianças entre cinco e 11 anos, 3.767 ainda não haviam tomado a primeira dose e 9.872 ainda não haviam tomado a segunda. Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, 81,53% das crianças entre cinco e 11 anos já receberam a dose inicial contra o Coronavírus e 63,30% também a segunda, o que significa uma cobertura total de 51,61%, nesta faixa etária.

Segundo a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, é muito importante para a saúde da criança e de toda a coletividade que o esquema vacinal contra o Coronavírus esteja completo. “Estas crianças que só receberam a primeira dose da Coronavac ficam mais vulneráveis. Os níveis de proteção não serão mantidos, pois falta a dose de reforço. Correm o risco de afastamento da escola, se tiver algum caso de contaminação pelo vírus em sala de aula”, esclarece a profissional.

Vacinação continua nas UBSs

Quem não aproveitou os mutirões de vacina realizados nas escolas municipais, precisa agora procurar alguma UBS (Unidade Básica de Saúde) onde a vacina esteja sendo aplicada. No dia da vacinação da segunda dose, a criança poderá estar acompanhada por adulto que não seja pai, mãe ou responsável, uma vez que a autorização dada para a primeira dose, vale para a segunda. É preciso apresentar à equipe CPF da criança, carteirinha de vacinação da primeira dose e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Crianças neste segmento que ainda não receberam nem a primeira dose também devem procurar as UBSs da cidade. Para saber qual a unidade que atende a cada dia, clique neste link: http://coronavirus.hortolandia.sp.gov.br/index.php/vacinacao-contra-o-coronavirus/. Neste caso, a criança precisa estar acompanhada do pai, mãe ou adulto responsável.

A Secretaria de Saúde avisa que, nesta e também na próxima semana, a vacinação acontece de segunda a quarta-feira, em razão dos feriados de abril (Páscoa e Tiradentes).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo