A Operação Cavalo de Aço, trabalho entre agentes da Prefeitura de Hortolândia e da Concessionária Rodovias do Tietê, com apoio da Polícia Militar Rodoviária, foi realizada, na tarde desta sexta-feira (14/05), na avenida da Emancipação, em frente a empresa Farmacêutica EMS. Motociclistas receberam dicas dos agentes para manter os itens e peças mecânicas das motos em dia, com a manutenção correta para garantir o tráfego seguro. Além disso, foi lembrado que todos os itens de segurança, como o capacete, devem ser usados corretamente, tanto pelo condutor quanto pelo garupa, para tranquilidade e preservação da vida de todos. A operação faz parte do “Maio Amarelo”, uma série de ações por um trânsito mais seguro e consciente.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, durante a ação, foram entregues 90 antenas para motocicletas, item que evita, por exemplo, que linhas de pipas com cerol causem acidentes que possam ferir os motociclistas, além de 90 kits de higienização, para evitar a disseminação do Coronavírus. Panfletos educativos por um trânsito mais seguros também foram entregues. Onde a ação ocorria, eram exibidas placas para a conscientização no trânsito. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, as ações do programa de trânsito seguro continuam nos próximos dias.

SEGURANÇA VIÁRIA

O pacote de medidas adotado pela Prefeitura desde 2017 para aumentar a segurança viária tem o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar (que começou a funcionar no início deste ano), novos semáforos, Operação Tapa-Buraco, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia