13 de junho de 2024
Nossa Cidade

Onda de frio e chuva atinge Hortolândia

frio Hortolândia

A Região de Hortolândia amanheceu sob um céu ensolarado nesta sexta-feira, 24/05/2024, com a temperatura mínima registrada em 16,3ºC na estação do Cepagri da Unicamp. No entanto, a previsão indica mudanças significativas ao longo do fim de semana e início da próxima semana.

Para hoje, sexta-feira, espera-se predominância de sol pela manhã na RMC, mas com aumento de nebulosidade a partir da tarde. Ventos quentes de noroeste soprarão com períodos de intensidade moderada a forte, favorecendo a propagação de focos de queimadas e dificultando seu combate. Pancadas de chuva são esperadas a partir da tarde.

Essa frente fria permanecerá estacionária sobre São Paulo até domingo ou segunda-feira, mantendo condições de instabilidade e céu com muitas nuvens. Para sábado, a previsão é de céu predominantemente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, principalmente à tarde e à noite, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. As temperaturas permanecerão amenas, com uma mínima prevista em 16ºC e máxima em torno de 23ºC.

No domingo, espera-se céu encoberto e chuvas recorrentes ou persistentes ao longo do dia, com possibilidade de temporais e descargas elétricas. As temperaturas seguirão amenas, entre 15 e 19ºC, com ventos fortes. A segunda-feira deverá manter características semelhantes, com os maiores acumulados de chuva esperados para esses dois dias.

Além disso, uma segunda frente fria prevista entre terça e quarta-feira reforçará a queda de temperaturas, com mínimas entre 10 e 12ºC. Essa tendência de temperaturas mais baixas deve persistir até o início de junho, com a última semana de maio marcada por chuvas e temperaturas amenas.

No Sul, Centro-Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, são esperadas chuvas, enquanto o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podem enfrentar chuvas intensas, com rajadas de vento de até 100 km/h.

Previsão para São Paulo: Queda Acentuada nas Temperaturas

A frente fria trará uma queda significativa nas temperaturas para várias cidades, incluindo São Paulo. No fim de semana, a temperatura pode cair até 15 graus em comparação com os dias anteriores, com máximas previstas em torno de 18°C no sábado e 16°C no domingo. A capital paulista pode até mesmo quebrar o recorde de menor temperatura registrada em 2024, que atualmente está em 14,2°C.

O Rio de Janeiro também sentirá a influência da frente fria, com uma queda das temperaturas de 35°C na sexta-feira para cerca de 23°C no domingo.

Entretanto, segundo o Climatempo, essa onda de frio será passageira, com a massa de ar frio perdendo força já na próxima segunda-feira.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98