Um conjunto de mães representando o grupo Amamentar, promovido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia, se reuniram com profissionais da Saúde, na manhã desta terça-feira (27/08), para apresentações diversas em apoio à amamentação. O evento da Prefeitura de Hortolândia marcou o encerramento da programação do “Agosto Dourado” de incentivo ao aleitamento materno e contou com apresentação de textos, paródias, cartazes, além de prática de dança circular e oficina de Shantala, ação que foi o ponto alto da programação.
A Shantala é uma técnica de massagem indiana, praticada há milênios. Por meio do contato da mãe e bebê, a massagem promove inúmeros benefícios, além de fortalecer o vínculo familiar. Na ação desta terça-feira, mães e bebês receberam orientações de como ter este momento de afeto com seus bebês.
Uma das mães participantes foi a professora Fernanda Alexandrina dos Santos Machado, de 33, mãe do Joaquim, de 34 dias. “Participo do grupo Amamentar na UBS do Jd. Amanda. Fui dar vacina nele e me fizeram o convite para o grupo. O pessoal é muito receptivo. Eu gostei e, agora, vou sempre. Hoje quero conhecer a Shantala para começar a fazer no meu filho”, disse Fernanda.
Sobre a amamentação, a professora conta que achava que seria mais fácil, mas que teve todas as orientações para prosseguir. “Eu pensava que amamentar era automático. No começo foi bem complicado, até a gente se ajustar. Tenho dicas de como amamentar no grupo da UBS e agora está tranquilo. Ele mama bem e bastante”, afirma.
Amamentar
Nas UBSs de Hortolândia, as mães recebem, como rotina, orientações e cuidados do grupo Amamentar. Os encontros realizados com apoio das equipes de Saúde da Família têm como objetivo estreitar os vínculos mãe-bebê, incentivar e promover a amamentação, além de acompanhar o desenvolvimento saudável da criança. Quem tiver interesse em participar das atividades, que são realizadas periodicamente, pode procurar a recepção da UBS mais próxima de casa.
Benefícios da amamentação
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. A amamentação protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver, no futuro, hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais, sendo que até o 6º mês de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98