15 de junho de 2024
Nossa Cidade

Obras do Jac-2 avançam e reservatório será entregue nos próximos meses

A obra do reservatório de contenção de enchentes Jac-2, localizado no jardim Carmem Cristina, está acelerada. Durante visita ao local, nesta terça-feira (12/08), o prefeito Antonio Meira, ressaltou que a entrega deste trecho está prevista para os próximos meses. O Jac-2 faz parte do projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização do Ribeirão Jacuba e o reservatório Jac-1, em obras na região do Jardim Novo Ângulo. Todo o projeto de drenagem tem como objetivo acabar com as enchentes na cidade.

jac2-ponte-estaida

 “Vamos concentrar nosso trabalho no Jac-2 e concluir esta etapa o quanto antes. Queremos entregar uma nova área de lazer para a população, com pista de caminhada e ciclovia ao redor dos reservatórios, além de duas quadras esportivas. Será um ponto de visita para as famílias aproveitarem”, destacou Meira.

 A pista de caminhada está em fase de concretagem e, nas próximas semanas, deve ser concluída. Ao todo, serão 2 mil metros quadrados de calçada e ciclovia ao redor de toda a lagoa. Após a conclusão desta etapa, as quadras esportivas começam a ser implantadas. O local contará, ainda, com equipamentos de ginástica, quiosques, passarela para pedestres sobre o canal e estacionamento para visitantes do parque.

 Já a lagoa de contenção de enchentes terá capacidade para armazenar 840 milhões de litros de água. Mesmo em época de chuvas fortes, tanto o reservatório Jac-2 quanto o Jac-1 suportarão o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade.

 A proposta da Administração Municipal é interligar as regiões por meio de um corredor verde, desde o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; passando pelo parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara; pelos parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central; pelo trecho canalizado do Ribeirão Jacuba, até as lagoas de contenção Jac-2, no Carmem Cristina, e Jac-1, no Jardim Novo Ângulo.

FONTE: Pref.Hortolândia
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98