A Prefeitura de Hortolândia acompanha a obra de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste, que segue a partir da Ponte Estaiada rumo ao Jd. Novo Ângulo. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pelo trabalho, implantou tubos de drenagem no terreno que fica depois da ponte e fez o aterro das estruturas, que vão escoar a água da chuva por baixo da via expressa de ônibus após a pavimentação do trecho. Nesta semana, prossegue o serviço de terraplenagem da área onde ficará o acesso à ponte pelo Jardim Novo Ângulo. Para colocar a estrutura em operação, a Administração Municipal construiu uma rampa de acesso à estrutura, pelo Jd. Santa Rita de Cássia, e aguarda a execução da parte que cabe ao Estado.
O Corredor Metropolitano terá a Ponte Estaiada como parte do traçado, com acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Os trabalhos em andamento priorizam a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura. Quando começar a funcionar, a ponte vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, além de facilitar o acesso à SP-101. Com a conclusão do Corredor Metropolitano, o trânsito regional será reorganizado, além de o acesso entre as cidades cortadas pelo Corredor ser facilitado.
O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen. Posteriormente, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) fará um dispositivo de acesso na SP-101, unido definitivamente o Corredor à rodovia.
Ponte Estaiada
O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A estrutura tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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