O Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE), localizado no Jardim Santa Clara do Lago em Hortolândia, acaba de ganhar uma ferramenta tecnológica que une educação ambiental e interatividade. A Prefeitura instalou placas com QrCode em 300 unidades arbóreas do parque, permitindo que visitantes acessem informações detalhadas sobre cada espécie através da câmera do celular.
O projeto foi lançado na manhã de ontem (17) com uma atividade educativa que reuniu 90 alunos da Escola Estadual José Claret Dionísio e 25 integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Jardim Amanda.
Os participantes aprenderam a utilizar a tecnologia para identificar espécies como a Sibipiruna, nativa da Mata Atlântica, e acessar dados como nome popular, científico, família, origem, bioma e características de floração.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, a iniciativa “QRCode no parque” tem como objetivos valorizar a arborização urbana, promover a preservação das espécies e incentivar a construção coletiva de novos significados para o espaço.
O Departamento de Educação Ambiental ressalta que a tecnologia facilita o acesso à informação, reduz a poluição visual e estimula a interação do público com a natureza.
Localizado na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II, o OAPE consolida-se assim como um espaço de educação ambiental innovador, utilizando ferramentas digitais para aproximar a população da biodiversidade local.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










