Nossa Cidade

Novo padrão de praças integra Programa de Incentivo ao Crescimento

Prefeitura trabalha na recuperação, transformação e construção de praças, em todas as regiões da cidade, desde o início de 2017

A revitalização dos espaços públicos e áreas de convivência em todas as regiões de Hortolândia conta com um novo padrão desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Manter as árvores já existentes nos locais, instalação de bancos e playgrounds na sombra, além da valorização do paisagismo e a ocupação total da área são as diretrizes a serem seguidas.

Anuncio


De acordo com a Secretaria, o novo”estilo” será aplicado de acordo com o espaço onde a reforma acontecerá, respeitando a demanda proposta pela população dos bairros contemplados, mantendo a tradição particular da comunidade que utiliza cada espaço. Este padrão será utilizado em todos os projetos de recuperação e construção de praças nas obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em realização pela Prefeitura.

A revitalização, manutenção e a limpeza nas praças e espaços públicos de lazer e convivência são prioridades da Administração Municipal, desde o início de 2017. Os trabalhos contribuem com a beleza da cidade e oferecem lazer e conforto para a população. Além das que já existem, a Prefeitura transforma áreas de descarte irregular de lixo e entulho em praças.

PROJETOS EM ANDAMENTO

O mais novo projeto em desenvolvimento contemplará duas áreas no Jardim Nossa Senhora de Fátima. As praças localizadas na rua Júlio Edson da Silva, conhecida como praça da Penha, e a praça Maria Rodrigues de Freitas, na rua Albina Rodrigues Pereira, conhecida na região como “Praça do Pastel”, receberão melhorias, por meio do novo conceito, já utilizado em outros espaços. (Veja locais no texto abaixo).

O projeto foi apresentado aos moradores pelo prefeito Angelo Perugini, em reunião, nesta quarta-feira (13//02). De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, as praças do Jardim Nossa Senhora de Fátima  permanecerão com as árvores  já existentes nos locais, adaptando as calçadas para que elas não precisem ser cortadas. Também haverá reorganização do espaço, mantendo toda a área utilizável e movimentada, arrumando a estrutura com os bancos e o playground, estrategicamente na sombra. 

PENHA

Na praça da rua Júlio Edson da Silva, as calçadas serão readequadas, para melhor acessibilidade, livrando as raízes superficiais das árvores e alinhando o calçamento. Além disso, o levantamento realizado no local mostra que espaços para realização de atividades físicas e recreativas atuam como fator de atração para a população da área. 

A praça contará com quadra de areia para futebol, futevôlei e vôlei de areia, ciclovia para crianças e uma área para os pais e responsáveis ficarem enquanto as crianças brincam. Os brinquedos do playground ganharão reforma e o serviço de jardinagem será um dos pontos altos no espaço. Além de levar diversão gratuita à população, um dos objetivos é fomentar a econômia já existente na praça, onde ambulantes vendem sorvete, por exemplo, fortalecendo ainda mais as atividades no local.

PASTEL

Já a praça Maria Rodrigues de Freitas, conhecida como a “Praça do Pastel”, contará com uma área livre e aberta para convivência, prestigiando a cultura existente da feira livre, com uma área especial para a montagem das barraquinhas, além do playground com sombra para as crianças se divertirem, enquanto os pais saboreiam o “famoso” pastel, aos finais de semana, na área especial de alimentação, que também será criada. Mais giro da econômia e  segurança, embelezamento do local e tranquilidade aos adultos enquanto as crianças se divertem são os “pontos altos” da reforma na praça.

TRANSFORMAÇÕES COM NOVO CONCEITO

Outras áreas em diversas regiões da cidade foram transformadas, já com aplicações do novo conceito utilizado pela Administração Municipal. No Jardim Terras de Santo Antônio foi realizada a recuperação e modernização da praça Olga Fontana Gazetta, localizada entre as ruas Eliza de Paula Melo e Cleberson Melo Almeida.

No Remanso Campineiro, uma área de descarte irregular de lixo e entulho se transformou em praça, localizada entre as ruas Luiza Lopes Garcia, Capitão Lourival Mey e Wilsom Vasco Mazon. Caso parecido com a área que liga o Jardim Nova América e Vila da Conquista, na rua das Congonhas, recém inaugurada pela Administração.

Já as Praças da rua Antônio Gonçalves Pires Filho, no Jardim Novo Ângulo, próximo a igreja São Guido Maria Conforti e  Maria Madalena, localizada entre a rua das Rosas e a rua das Madressilvas, no Jardim Malta foram totalmente recuperadas. A revitalização  também foi realizada nas praças localizadas na rua Sebastião Geraldo Bento Carvalho, na Vila Real.

No Jardim Santiago, próximo a divisa com Campinas e Sumaré, a Prefetura transformou na Praça do Jardim Santiago, um local conhecido pelos moradores como “lixão” localizado na avenida Pastor Hermínio Francisco. O espaço foi inaugurado neste mês. Trabalho semelhante também foi realizado na hitórica Praça da Figueira, no Jardim Boa Esperança. O local era um depósito irregular de lixo e se transformou em uma área de lazer para a população do bairro.

O trabalho mais recente acontece na praça entre as ruas Grande Otelo e Elizeth Cardoso, no Jardim São Bento. O local ganha “cara nova”, com a pintura dos brinquedos do playground, conserto na calçada, limpeza e a construção de uma quadra de areia para futebol e futevôlei, além de um campo de grama, que ganhará traves, para a prática do futebol, anexos à praça.

MELHORIAS

De 2017 para cá, a Prefeitura ja realizou limpeza, manutenção e revitalização em espaços conhecidos, como a Praça Neusa Marchetti Francisco, na Vila São Francisco, Praça A Poderosa, no Jardim Rosolem e Praça de Esportes do Jardim Santa Clara, além de áreas no Jardim do Bosque, Vila da Conquista, Jardim Adelaide, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Esmeralda, Jardim Amanda , Jardim Nova Europa,  Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Vila São Pedro,  Jardim Novo Ângulo e nas margens da ponte que liga o Jardim São Sebastião ao Interlagos, onde o local ganhou paisagismo. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo