Nossa Cidade

Novo Centro de Exames por Imagem ampliará oferta de ultrassom

 

A Prefeitura de Hortolândia investe na reestruturação da saúde, com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais qualificado aos usuários. Um das ações em andamento é a otimização do espaço interno do Centro de Especialidades Médicas, medida que garantirá a ampliação da oferta de exames de ultrassom, com mais conforto e qualidade. Com a reorganização de salas no Centro de Especialidades, trabalho que será concluído no próximo mês, a Secretaria de Saúde vai criar um Centro de Exames por Imagem, com quatro salas para ultrassom geral e ginecológico, vestiários masculino e feminino, além de sala de espera específica para quem vai realizar estes exames, dando mais conforto e privacidade aos pacientes. Para marcar o início do funcionamento do Centro de Exames por Imagem, a Prefeitura realizará, em setembro, um mutirão de ultrassom, convocando 800 pacientes que já têm solicitação médica para agilizarem o exame, num único final de semana.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, há um ano, o município realizava 2 mil exames de diagnóstico por imagem a cada mês; hoje, são feitos 3 mil exames. “Com a criação deste Centro de Exames por Imagem e a reorganização do fluxo de pacientes que esperam por ultrassom, vamos conseguir ampliar a oferta para 3,5 mil exames por mês, até o final deste ano”, informou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

A adequação da área interna do Centro de Especialidades Médicas será possível por causa da transferência da Central de Regulação, área administrativa que funcionava no Centro de Especialidades e agora fica em novo endereço, no terceiro andar do prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, inaugurada neste sábado (10/08). O espaço desocupado, localizado ao lado da recepção do Centro de Especialidades é adequado para abrigar as instalações do Centro de Exames por Imagem. “O paciente terá um acesso exclusivo para realizar exames, num ambiente com vestiário, armário para guardar os pertences e recepção. Vamos oferecer mais conforto e privacidade”, destacou a secretária.

“Além de oferecer o exame, precisamos garantir que o paciente que faz o ultrassom tenha a consulta de retorno para que o médico veja o resultado do exame. Isso é reorganizar o fluxo e pensar na organização do sistema de saúde, como um todo”, exemplificou Odete. A oferta dos exames de ultrassom também segue prioridades. O ultrassom obstétrico, por exemplo não tem demanda reprimida: é só o tempo de solicitar, agendar e realizar.   “A paciente grávida têm  épocas certas para fazer o ultrassom. Ela não pode esperar”, reforçou. Odete. “No caso de ultrassom ginecológico e geral, trabalhamos para que até o final deste ano, o tempo de espera esteja normalizado, sempre com a garantia da continuidade do atendimento com retorno médico”, afirmou a secretária.

Ampliação de ofertas de exames

Dentro do processo de ampliação do atendimento com mais resolutividade, em breve, a Prefeitura de Hortolândia começará a realizar dois novos procedimentos. Um deles é o ultrassom morfológico, exame que deve ser feito até a 20ª semana de gestação e tem a função de identificar problemas como má formação fetal. Até então, o município não tinha condições de realizar este exame.

Um outro exame que passa a ser feito no município é a biópsia de tireóide. O procedimento é realizado durante o ultrassom de tireóide, através de punção para coleta de material que será encaminhado para biópsia, para o diagnóstico de câncer. De acordo com a secretária de Saúde, os profissionais do Centro de Especialidades Médicas estão aptos a realizar este tipo de procedimento e, para isso, o município faz a aquisição dos itens especiais. “O desafio da saúde é qualificar os serviços. Nós temos bons profissionais, capacitados para atender a população com a qualidade e o respeito que merecem. Mas precisamos ainda investir em mais equipamentos e materiais especiais, além da  adequação de espaços para oferecer atendimento com mais qualidade e resolutividade”, finalizou Odete.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, que começará em outubro. Serão investidos R$ 12,5 milhões na obra, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...