Nossa Cidade

Nova rua atrás da Confibra recebe sistema de fiação para ativar iluminação em LED

A Prefeitura de Hortolândia amplia os pontos da cidade com iluminação em LED. Depois de instalar novas luminárias na av. São Francisco de Assis, o trabalho agora se concentra na nova rua aberta atrás da Confibra, viário que integrará diversos bairros da região do Jd. Santa Fé. A lateral da via é escavada para a colocação da fiação que alimentará com energia elétrica as luminárias de LED. Elas garantem maior potencial de iluminação e economia energética, se comparadas às lâmpadas comuns. Como a via terá a obra concluída em algumas semanas, o objetivo da Prefeitura é entregar a nova rua já iluminada.

Além deste local, outras duas obras viárias também recebem serviços de instalação de luminárias de LED: as novas pontes do Jd. São Sebastião e do Jd. Novo Cambuí. A colocação dos postes garante um sistema viário eficaz e iluminado, com mais segurança para motoristas e pedestres.

Anuncio


Conforme projeto da Secretaria de Obras, outras avenidas da cidade também receberão luminárias com lâmpadas de LED. A avenida Olívio Franceschini  já começou a ser escavada no canteiro central para colocação dos postes, no trecho que vai desde a sede da Secretaria de Serviços Urbanos até a proximidade do Terminal Metropolitano, no acesso ao Jd. de Mônaco. Os demais locais que serão contemplados com o atual contrato de iluminação são: a avenida José Augusto de Araújo (Novo Estrela); a rotatória do Hospital Municipal Mário Covas; a avenida Panaíno; e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Troca das lâmpadas dos postes

Além da implantação de novos postes com lâmpadas de LED nas avenidas da cidade, a Prefeitura troca as lâmpadas antigas por luzes de LED em todas as ruas. A meta do prefeito é que, até 2021, todos os 22 mil pontos de iluminação pública sejam de LED, tecnologia que coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil. As primeiras etapas da troca das lâmpadas já foram finalizadas: uma na região do Jardim Amanda e outra na do Jd. Rosolen. Agora, o serviço acontece na região do Jd. Nova Hortolândia.

Para a troca das luzes dos postes, a Prefeitura fez uma PPP (Parceria Público-Privada), que prevê diversas ações de modernização da rede pública de iluminação. A medida garantirá eficiência energética e economia aos cofres públicos. A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica estima que a Prefeitura reduza em até 50% os custos com iluminação pública.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolândia

imagem ilustrativa

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo