Nossa Cidade

Nota Oficial da Prefeitura: confirmado morte de criança em decorrência de Dengue

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o caso suspeito de óbito em decorrência de Dengue em investigação foi confirmado. A confirmação se deu por meio do resultado positivo para a doença do exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, na cidade de São Paulo.

A paciente havia sido atendida no dia 25 de maio na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, e depois encaminhada para o Hospital Estadual de Sumaré, onde veio a óbito no mesmo dia. Este é o primeiro óbito de Dengue registrado neste ano no município.

Anuncio


De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria deSaúde, o município registra neste ano 2.085 casos notificados de Dengue, dos quais 664 positivos. Já de Chikungunya, são 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.

A Prefeitura de Hortolândia reforça que a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza constantemente ações de combate ao mosquito Aedes agypti, tais como casa a casa e nebulização, em diferentes regiões do município.

Nas ações de casa a casa, os agentes do órgão visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já na fase adulta. Eles utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor. A UVZ ressalta que essas ações são realizadas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

A Prefeitura de Hortolândia reforça ainda para que a população também colabore no combate ao Aedes aegypti e redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Dentre os cuidados que a população deve ter estão fazer regularmente a limpeza de quintais, jardins e áreas externas de suas casas. Nesses locais, é importante ainda verificar e recolher materiais, recipientes plásticos, baldes, garrafas PET, entre outros objetos que possam acumular água parada, que é a condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Outras medidas importantes são colocar telas em ralos e mantê-los limpos, e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda para evitar o acúmulo de água parada.

A população pode ainda colaborar no combate ao Aedes aegypti ao fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura. Os PEVs estão localizados em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).A Secretaria de Saúde ainda orienta a população para manter a hidratação mesmo no inverno. Em caso positivo de Dengue, Zika ou Chikungunya, a Secretaria de Saúde reforça que a hidratação é uma importante medida de tratamento das referidas doenças.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo