Nossa Cidade

“Natal Sustentável” terá exposição em homenagem ao prefeito Angelo Perugini

Espaço “Perugini Presente” contará a trajetória do falecido prefeito por meio de fotos 

É possível contar a trajetória de uma pessoa por meio de imagens tiradas ao longo de sua vida. É com essa proposta que a Prefeitura de Hortolândia homenageará o falecido prefeito Angelo Perugini na edição deste ano do “Natal Sustentável”. O evento terá o espaço “Perugini Presente” com uma exposição de fotos que mostrarão sua carreira como liderança política na cidade até a sua eleição como prefeito. Perugini faleceu em abril deste ano, em decorrência da COVID-19. 

Anuncio


O 5º “Natal Sustentável” acontecerá entre os dias 10 a 23 de dezembro, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. No dia da abertura, o parque funcionará das 19h às 22h. Nos demais dias, o horário de funcionamento será das 14h às 22h. A decoração natalina ficará exposta até o dia 8 de janeiro de 2022. O parque fechará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2022.

O evento também terá outra exposição de fotos antigas que mostrará a transformação da área onde está o parque, desde o início das obras até a inauguração do espaço. As fotos serão colocadas a partir da entrada até as dependências internas do parque.

Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou a colocação de enfeites natalinos no parque feitos com fundos de garrafas PET. Neste ano, as novidades serão três túneis iluminados com micro lâmpadas e o Jardim Encantado de Noel, que receberá decoração com plantas, e onde ficará o Bom Velhinho durante o evento para conversar com as crianças. 

Outro destaque é a chamada Ponte Estaiadinha, que fica na área central do parque, que também receberá decoração e iluminação. O parque ainda será ornamentado com três anjos, que serão cedidos pela Secretaria de Cultura. O evento terá ainda praça de alimentação com food trucks, ação que será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. 

GARRAFAS PET

Para estimular o conceito de sustentabilidade entre a população, a Prefeitura realiza a confecção de enfeites que serão usados na decoração do parque com materiais recicláveis, dentre os quais as garrafas PET doadas pela população por meio da campanha realizada pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a campanha já recebeu cerca de 1.500 garrafas PET. 

Quem quiser participar da campanha e ajudar na decoração do Natal Sustentável deste ano, basta levar suas garrafas PET em um dos quatro pontos de arrecadação da campanha. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita para que sejam doadas garrafas PET de dois litros.

Os pontos de arrecadação são o Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura, na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro; CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, na rua Euclides Pires de Assis, 205, também no Remanso Campineiro; HORTOFÁCIL, na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco; e no próprio Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang.

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também fazem o trabalho de reaproveitamento dos enfeites utilizados em edições anteriores do evento, que incluem ainda materiais como CDS e DVDs usados.

O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues, destaca que com a edição deste ano, o “Natal Sustentável” se consolida como um dos principais eventos do calendário de eventos do município. “Este ano será marcante pelo fato de podermos retomar o evento, graças ao avanço da vacinação contra a COVID-19 no município. O evento traz algumas novidades como a exposição fotográfica que contará a história do próprio Parque Irmã Dorothy e, também, a exposição intitulada ‘Espaço Perugini’, que vai contar a trajetória de vida do ex-prefeito Angelo Perugini. Como todos os anos, o Natal Sustentável valoriza a questão ambiental, com a reciclagem e o reaproveitamento de embalagens plásticas, como as garrafas PET. Desde o início do ano, a Prefeitura tem realizado ações que vão desde a manutenção do parque à confecção de enfeites de decoração, passando pela instalação da iluminação da festa, organização do espaço para alimentação e plantio de novas mudas no trabalho de jardinagem. Neste ano, toda a iluminação do Parque foi trocada. As antigas lâmpadas de vapor de sódio foram trocadas por lâmpadas de LED”, destaca Rodrigues.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo