Connect with us

Nossa Cidade

Natal Sustentável no Parque Irmã Dorothy terá 20 atrações musicais

Publicado

em

Natal Sustentável

A música vai dar um toque a mais no 3º Natal Sustentável, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Além da decoração natalina, feita com materiais recicláveis, e os vários espaços temáticos, o público poderá conferir a programação gratuita de shows, com 21 atrações da cidade e da região, que se apresentarão a partir desta sexta-feira (13/12) até o dia 22/12(veja programação abaixo). Durante o Natal Sustentável, o parque funcionará em horário diferenciado: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h, sexta-feira a domingo, das 14h às 23h.

A abertura do Natal Sustentável será, nesta sexta-feira, às 19h, com a chegada do Papai Noel. Já a programação musical começará com a Banda Municipal, que completou 25 anos de existência neste ano. O grupo nasceu junto com o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura. Atualmente, a banda tem cerca de 50 integrantes, a maioria moradores da cidade, que se formaram no próprio CEMMH.  

Depois, vêm o Quarteto Cultura Instrumental e o cantor Ailton Jr., que farão uma apresentação conjunta. O grupo é formado pelos servidores da Secretaria de CulturaTim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão). O grupo apresenta um repertório com versões instrumentais de músicas de diferentes gêneros como jazz, MPB e blues. Ailton Junior fez parte de uma dupla sertaneja, com a qual começou a se apresentarem barzinhos, em 2010. Após o fim da dupla, o cantor iniciou sua carreira solo.

No sábado (14/12), a banda Revanche Imediata fará a alegria dos fãs de rock. Formada por Marcio de Freitas (voz e guitarra), Valdir Pega Leve (bateria) e Richard Kuhl (baixo) tocará releituras de clássicos de Raul Seixas e de outros artistas do rock brasileiro. 

O domingo (15/12), terá atrações para gostos variados. Quem abre a programação é o Vibrasax, formado por diferentes tipos de saxofone (soprano, alto, tenor e barítono), um dos grupos vinculados ao Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH). O rock volta a dar o tom com a banda Heffernan, formada por Lucas (voz e violão), Gabriel (violão e backing vocal), Thalita (baixolão e violão) e Henrique (bateria e cajon), que apresentará composições autorais. A música sertaneja também terá vez com o show da dupla Pedro Paulo & João Pinheiro.

Na segunda-feira (16/12), a programação terá a apresentação do grupo Madeira Brasil, formado por clarinetas (instrumento de sopro da família madeira), também vinculado ao Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH). Para fazer o público entrar no clima natalino, o coral da Igreja Presbiteriana de Hortolândia apresentará a cantata “O Amor Nasceu”. 

Na terça-feira (17/12), a programação terá a Banda Municipal e a cantora Cissa Mello, que apresentará um repertório de música sertaneja.

Para quem gosta da sonoridade das flautas transversais, a pedida é conferir, na quarta-feira (18/12), a apresentação do grupo Sopro de Prata, do CEMMH. Em seguida, será a vez da cantora Carla Tosetto, que também atua como professora de canto da Escola de Artes da UNASP (Universidade Adventista São Paulo) – Campus Hortolândia, e pós-graduada em voz profissional. 

Os admiradores de música instrumental irão se deleitar na quinta-feira com a apresentação do grupo Da Campana Pra Fora, do CEMMH, formado por instrumentos da família dos metais, dentre os quais, trompete, trompa, trombone de vara, bombardino e tuba. O sertanejo toma conta com a apresentação da cantora Bárbara Cardoso.

Na sexta-feira (20/12), haverá mais uma apresentação da Banda Municipal. Para os fãs de música gospel, a programação terá o Trio Prof&Cia, formado há dois anos pelos professores de canto da Escola de Artes da UNASP (Universidade Adventista São Paulo) – Campus Hortolândia, Carla Tosetto, mezzo-soprano e pós-graduada em voz profissional, e Fábio Almeida, barítono, graduado em música pela Unicamp e pianista do trio, mais a soprano e estudante de música, Suzy Amaral.

A programação do sábado (21/12) será variada com as apresentações dos cantores Thiago Bernardes e Ester Santana. Já para quem curte música gospel, haverá a apresentação da banda Huzai. Formada por Hernani Filho (voz), Tiago Crepaldi (teclado) e Erick Diniz (guitarra), a banda tem sete anos de existência. Em 2016, o grupo lançou o primeiro EP (Extended Play), “Tudo Que Eu Preciso”, com cinco composições autorais. Já neste ano, a banda lançou a nova música “Vivendo Em Graça”.

A programação musical do 3º Natal Sustentável será encerrada, no domingo (22/12), com a apresentação da cantora Bárbara França e a cantata com temas natalinos conhecidos com o Coral Estaca Hortolândia, formado por 35 vozes. 

Confira abaixo a programação de atrações musicais do 3º Natal Sustentável:

13/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Ailton Jr. e Quarteto Cultura Instrumental

14/12 (sábado):

20h – Banda Revanche Imediata

15/12 (domingo):

19h30 – Vibrasax

20h20 – Banda Heffernan

21h15 – Pedro Paulo &João Pinheiro

16/12 (segunda-feira):

19h30 – Madeira Brasil

21h – Cantata “O Amor Nasceu” com o Coral da Igreja Presbiteriana

17/12 (terça-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 – Cissa Melo

18/12 (quarta-feira):

19h30 – Sopro de Prata

21h15 – Carla Tosetto

19/12 (quinta-feira):

19h30 – Da Campana Pra Fora

21h15 – Bárbara Cardoso

20/12 (sexta-feira):

19h30 – Banda Municipal

21h15 –Trio Prof&Cia

21/12 (sábado):

19h30 – Thiago Bernardes

20h – Ester Santana

21h – Banda Huzai

22/12 (domingo):

20h – Bárbara França

21h – Cantata com o Coral Estaca Hortolândia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Mais bairros de Hortolândia recebem Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Ação busca evitar acidentes em vias onde há grande fluxo de veículos e circulação de ônibus, em Hortolândia

Outros seis bairros de Hortolândia receberam, nesta quarta-feira (20/10), a Operação Tapa-Buraco, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos. As equipes da Prefeitura de Hortolândia estiveram na Vila São Pedro, na Vila Real, na Vila Real Santista, Jardim Nova Hortolândia, no Parque Gabriel e no Jardim Everest.

Os trabalhos começaram bem cedo pela Vila São Pedro, onde os servidores fizeram reparo de buraco na Rua João Mendes. Em seguida, a equipe foi à Vila Real, para reparo do pavimento na Avenida Anhanguera. Depois, a ação aconteceu na Rua João Barreto da Silva, na Vila Real Santista; na Rua Frederico Alves da Costa, no Jardim Nova Hortolândia; e também na Rua dos Estudantes, entre o Jd. do Bosque e o Jardim Everest.

Na sexta-feira passada (15/10), a Operação Tapa Buraco passou por bairros da Região Central, seguindo em direção à Vila São Pedro, passado pelas seguintes ruas: Rua Carlos Roberto de Melo, no Parque Gabriel; Rua João Rodrigues Garajaú, no Parque São Miguel; Avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila São Pedro; e Rua Cecília Pereira da Silva, no Jardim São Felipe.

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão, a Operação Tapa-Buraco é feita, periodicamente, priorizando as principais avenidas da cidade e ruas de circulação de ônibus, depois entrando pelo bairro. “Melhorar as vias significa dar mais segurança a usuários, veículos em geral, ambulâncias e munícipes, evitando acidentes”, afirma ele.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Câmara de Hortolândia aprova agendamento de consultas por telefone

Publicado

em

Objetivo é facilitar o agendamento na área da saúde, evitando as longas filas que atualmente acontecem nos centros de saúde

Os vereadores da Câmara de Hortolândia aprovaram Projeto que prevê o agendamento de consultas em centros de saúde por telefone. O projeto foi aprovado na última segunda-feira (18 de outubro) e tem autoria do vereador e presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).

Faz muito tempo que as longas filas para agendamento de consultas médicas em Hortolândia é discutida na Câmara pelos vereadores. Pensando nisso foi proposto o Projeto de Lei nº 8/2021, que prevê que o agendamento seja feito via telefone em unidades básicas de saúde, centros de saúde e posto do Programa Saúde da Família.

A proposta ainda foi aprovada com uma emenda aditiva, apresentada pelo vereador Enoque Leal Moura (MDB), que prevê que o agendamento será efetuado em controle de registro único de consultas, sendo que o atendente deve se identificar nominalmente e informar ao paciente o número da ordem de agendamento, data e horário da consulta. Os livros de registros devem ser os mesmos para agendamentos presenciais e por telefone, e os agendamentos deverão ser feitos apenas com canetas esferográficas, sendo vedado o uso de lápis. Para entrar em vigor Projeto ainda precisa passar por sanção do prefeito Zezé Gomes.

Na mesma sessão ainda foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 9/2021, também do vereador Paulão, que faz alteração no Decreto Legislativo 141/2014, que trata de critérios de concessão de títulos honoríficos e institui a Medalha de Mérito de 19 de Maio e a Zumbi dos Palmares.
Do vereador Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB), foi aprovado o Projeto de Lei 59/2021, que institui no calendário oficial da cidade a Semana Municipal da Língua Brasileira dos Sinais – Libras.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para estudar no Sesi-SP em 2022 iniciam em 26 de outubro

Publicado

em

A partir das 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 2021 estarão abertas as inscrições para os interessados em matricular seus filhos na rede escolar SESI-SP de todo o Estado, para o ano letivo de 2022. As vagas são para a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio. O cadastro deve ser feito exclusivamente online, pelo site do Sesi-SP, a partir da data de início do processo seletivo.

Saiba quem pode se inscrever e quais as datas

Têm prioridade nas vagas os dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI (Beneficiários). Também inclusos na categoria, os dependentes legais de funcionários do SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP e IRS. Para esse público, o período de inscrições fica aberto das 8 horas do dia 26 de outubro até às 16h do dia 3 de novembro.

Demais públicos (Não Beneficiários) poderão se cadastrar a partir das 8 horas do dia 5 de novembro até às 16 horas de 8 de novembro. Estes inscritos serão contemplados após atendimento aos Beneficiários, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada unidade escolar. A abertura de inscrições estará condicionada a análise da demanda das demais categorias em cada unidade e ano escolar.

Não serão aceitas inscrições fora do período designado por categoria.

Unidades escolares e vagas disponíveis

No ato do cadastro, o sistema de inscrições mostrará somente as séries e unidades escolares com vagas disponíveis, entre as 142 escolas da instituição.

Em 2022, o SESI-SP atuará com turmas de Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos de idade, em quatro cidades: capital paulista (no bairro Santana), São José do Rio Preto, Suzano, além de Birigui, que inaugura a modalidade no próximo ano.

Sorteio de vagas para candidatos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental

Para concorrer as vagas da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os candidatos participam de um sorteio por categoria (Beneficiários e Não Beneficiários) sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas em cada categoria. A divulgação da lista de inscritos sai em 10 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 12 do mesmo mês, às 9 horas. Para acesso aos resultados destas etapas, os responsáveis devem comparecer diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Vagas para demais séries serão preenchidas por meio de sorteio e análise de rendimento escolar

Os candidatos a vagas a partir do 4º ano do Fundamental ao Ensino Médio também passarão pela etapa de sorteio e, posteriormente, por análise de rendimentos do histórico escolar nas disciplinas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020.

A divulgação da lista de inscritos sai em 10 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 12 do mesmo mês, às 9 horas. Para acesso aos resultados destas etapas, os responsáveis devem comparecer diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Matrículas

Os responsáveis pelos candidatos aprovados para as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental têm entre os dias 16 de novembro a 22 de dezembro para efetuar matrícula. Para todas as demais séries, o prazo fica entre 26 de novembro até 22 de dezembro.


Mensalidades

Os valores das mensalidades devem ser consultados diretamente na unidade escolar de interesse ou no ato do cadastro no sistema de inscrições.

Confira o Cronograma de Inscrições e Matrículas:

Processo seletivo 2022 – rede escolar SESI-SP (principais datas)
26/10/2021 a 3/11/2021Inscrições para dependentes legais de Beneficiários da indústria e de funcionários SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP, IRS
5 a 8/11/2021Inscrições para Não Beneficiários*
10/11/2021Divulgação da lista de inscritos para Sorteio (diretamente na unidade escolar)
12/11/2021Sorteio (diretamente na unidade escolar)
16/11 a 22/12/2021Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental: Período para entrevista com os responsáveis, entrega de documentos e efetivação da matrícula
16 a 2311 /20214° ao 9° ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3° ano do Ensino Médio: Período para inserção no sistema de inscrições das notas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020, juntamente com o upload dos documentos comprobatórios para a análise dos rendimentos
25/11/20214° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3° ano do Ensino Médio: Divulgação da lista dos candidatos classificados no processo de análise de rendimentos
26/11 a 22/12/20214º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio: Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula

* No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a critério do SESI-SP, a abertura de inscrições para candidatos Não Beneficiários estará condicionada a análise da demanda das demais categorias em cada unidade e ano escolar.

Continue Lendo

Populares