Nossa Cidade

Natal Sustentável da Prefeitura leva mais de 30 mil pessoas ao Parque Dorothy

Sucesso de público pela terceira vez, o Natal Sustentável da Prefeitura de Hortolândia levou ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, mais de 30 mil visitantes. O balanço, relativo aos dez dias de evento, foi divulgado, nesta segunda-feira (23/12), pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela organização da festa. A partir de agora, o Parque Dorothy volta, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, volta ao horário normal de funcionamento, das 7h às 18h, diariamente.  

Neste ano, os festejos começaram no dia 13 e se encerraram neste domingo (22/12). A abertura contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e do secretário da pasta e vice-prefeito, José Nazareno Zezé Gomes. 

Anuncio


Desta vez, a festa brindou os convidados com novidades: no novo barracão, todo feito com madeira reaproveitada, programação musical com diversos shows, desde a Banda Municipal a atrações da música gospel, trazidos pela Secretaria de Cultura; contação de histórias e oficina de confecção de brinquedo com o “Seo Jaca”, o jacaré que narra as histórias do Ribeirão Jacuba e de Hortolândia; a “Ponte Estaiadinha de Noel” sobre a lagoinha; os jardins floridos que agora embelezam o talude; assim como a decoração especial na “Casa de Barro Sustentável”, feita em sapê.

Diariamente, o “Bom Velhinho” abriu as portas de casa, toda feita com bambus e coberta com palha e planta trepadeira, para receber os amigos que foram até a “Vila de Noel Sustentável”. Às sextas e sábados, Mamãe Noel fez companhia a ele, distribuindo sorrisos e abraços aos visitantes.

Assim como nas edições anteriores, a decoração foi feita com artigos reutilizados e materiais reaproveitáveis, como a tradicional “Árvore de Natal Reciclável”, enfeitada com CDs e DVDs inservíveis, festão e microlâmpadas. Mais de 50 arcos foram adornados com garrafas PET transformadas em bolas natalinas pintadas. Parte do cenário dentro e fora da “Casa de Noel” foi construído com papel, papelão, materiais plásticos, fitas coloridas e artigos natalinos usados nos natais passados (ursinhos de pelúcia, soldadinhos de chumbo, anõezinhos e figuras do Papai Noel).

Para a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de economizar recursos públicos, a iniciativa transmite importante mensagem à população: a de que é importante preservar os recursos naturais, evitando desperdícios e envolvendo a todos no descarte correto de resíduos, no município.

“O 3º Natal Sustentável  foi realizado pela Prefeitura, com a participação de várias secretarias. Assim como nas versões anteriores, a decoração foi feita com materiais recicláveis e reaproveitáveis, pois o objetivo é demonstrar para a população que os materiais recicláveis, ao invés de  serem descartados como ‘lixo’, servem para lindos arranjos natalinos. Várias pessoas que estiveram no local visitaram as edições dos anos anteriores (2017 e 2018), demonstrando que o evento vem sendo atrativo anual para  famílias do nosso município e também da região”, avaliou a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo