Início Notícias Nossa Cidade Mutirão da Dengue visitou mais de 1.700 casas no Jd. Amanda

Mutirão da Dengue visitou mais de 1.700 casas no Jd. Amanda

Ação conjunta de combate ao Aedes Aegypti recolheu cerca de 10 mil toneladas de entulho

Mais de 1.700 casas foram visitadas no Jardim Amanda durante o 3º Mutirão Regional contra o mosquito Aedes Aegypti, realizado no último sábado (27/01), uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com a EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão).

A ação contou com o apoio da UVZ(Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, e das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Todos agentes estavam devidamente identificados e uniformizados.

De acordo com a UVZ, das aproximadas 1.700 residências visitadas no Jardim Amanda, 929 estavam fechadas e 18 recusaram a inspeção.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, para a ação foram destinados três caminhões que recolheram mais de 10 mil toneladas de materiais sem uso, que poderiam acumular água e servir de eventuais criadouros do mosquito, tais como pneus velhos, móveis, baldes, latas, vasos, vasilhas e garrafas pet. Todo material recolhido foi encaminhado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Perón.

Em Hortolândia, foram registrados, em 2017, 1.507 casos suspeitos de Dengue, sendo 127 positivos. Para a Febre Chikungunya, 18 casos suspeitos foram registrados, sendo cinco casos positivos. Nenhum caso de Zika Vírus foi registrado.

Neste ano, foram registrados 25 casos suspeitos de Dengue, sendo apenas um caso positivo. Para a Febre Chikungunya há um caso suspeito que aguarda o laudo dos exames. Não houve nenhum caso de Zika Vírus.

PREVENÇÃO CONTÍNUA

O mutirão realizado em parceria com a EPTV reforça o trabalho contínuo da Prefeitura no combate ao Aedes Aegypti.

Por meio da Agenda verde, mutirão de limpeza e zeladoria, a Administração recolhe entulhos e materiais sem uso descartados pela população. A ação, implantada em março de 2017, já percorreu todas as regiões da cidade. 

Além de recolher e descartar corretamente os prováveis criadouros do mosquito, são realizadas orientações a fim de mobilizar a população a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte indevido e ilegal de entulhos.

A Prefeitura também disponibiliza pontos gratuitos para o descarte correto de entulhos e recicláveis, os PEVs  e os LEVs. Lembrando que o descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$32.068,00.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98