Nossa Cidade

Municípios da RMC reúnem-se para discutir SAMU Regional

Hortolândia, que já possui SAMU Regional em parceria com Sumaré, sediou a reunião

Municípios da RMC reúnem-se para discutir SAMU Regional

Anuncio


A convite do Ministério da Saúde, representantes de cinco municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) reuniram-se, nesta segunda-feira (30/09), em Hortolândia, para debater a possibilidade de criação de um SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional ampliado. O tema, que vem sendo discutido desde a gestão passada, voltou à pauta no governo do prefeito Antonio Meira, gerando, nesta semana, a segunda rodada de discussões.

O encontro aconteceu no Druds Hotel, no Parque Gabriel, e reuniu os municípios de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse e Sumaré. Atualmente, além da base de Campinas, existe em operação o SAMU Regional Hortolândia, que engloba também Sumaré. Novos encontros devem acontecer até que o grupo chegue a uma decisão, mas a data do próximo ainda não foi definida.

De acordo com a secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, a criação de um SAMU Regional ampliado significa não só a redução de custos, que passam a ser compartilhados por um número maior de municípios usuários do serviço, mas também uma maior qualificação no atendimento prestado à população. “A união ajudará a trazer as UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) para os demais municípios, que ainda não têm este serviço. Sem SAMU, o município não pode ter este tipo de unidade de saúde”, explica a secretária.

Atualmente, há quatro ambulâncias em operação na base Hortolândia do SAMU Regional – uma avançada e três básicas, além das duas de reserva (uma básica e outra avançada) utilizadas quando há maior demanda ou retirada de veículo para manutenção. Sumaré dispõe do mesmo número de viaturas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo