Nossa Cidade

Combate e prevenção ao uso de drogas é tema de palestra no PA Amanda

Orientar e informar usuários do serviço de urgência e emergência é o objetivo da iniciativa, pioneira entre as unidades da rede

palestra pa amanda

Anuncio


Quem foi ao PA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Amanda, órgão da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, da Prefeitura de Hortolândia, na manhã da última quinta-feira (26/09), pode assistir a uma minipalestra sobre Prevenção às Drogas. As orientações aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) foram passadas por um representante da ONG (Organização Não-Governamental) Conexão da Paz.

A iniciativa faz parte do ciclo de pequenas palestras gratuitas, idealizado pela própria equipe da unidade, a fim de levar aos munícipes, usuários do sistema, informações na esfera da saúde, orientando e amenizando a ansiedade de quem espera por atendimento. Esta é a quarta palestra realizada. Entre os temas abordados até agora estão: “Qual o trabalho do Pronto Atendimento: o PA Amanda”, “O papel do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher”, “Orientação e prevenção a dependentes químicos (Álcool)” e “Orientação e prevenção a dependentes químicos (Drogas)”.

Durante a fala, o palestrante ressaltou que a porta de entrada para as drogas ilícitas são as chamadas drogas lícitas, como o tabaco e o álcool, socialmente aceitas, de baixo custo e muitas vezes estimuladas pelo ciclo familiar. “O melhor combate ao abuso de drogas é a prevenção e isto significa: checar antes, preparar e utilizar medidas para impedir o consumo de drogas. Antes que a dependência se instale, a família pode reverter o processo através da orientação adequada aos filhos. O pânico vivido pelos adultos diante do tema das drogas, alimentado por mitos, preconceitos e informações incorretas, pode aguçar a curiosidade dos adolescentes e fazer o efeito inverso, incentivando o uso”, advertiu o convidado, o pastor José Carlos David.

“Se a família conversar naturalmente sobre esse assunto, desde a primeira infância, as crianças crescerão convivendo com colegas que usam drogas, sem morrer de curiosidade e desejo. O meio familiar exerce um papel importantíssimo na formação do indivíduo e no aprendizado da vida social”, complementou a assistente social, coordenadora do projeto, Éllen Ribeiro.

A ideia do ciclo informativo surgiu do convívio com o público atendido diariamente no PA, cerca de 300 pessoas/dia, segundo Éllen. A unidade funciona ininterruptamente, oferecendo serviços de urgência e emergência, muitos deles a pacientes trazidos por ambulâncias do SAMU (Serviço de atendimento Móvel de Urgência). Além disso, dispõe de pediatria, clínica geral, equipe de enfermagem, farmácia, serviço social e Raio X. O PA Amanda está localizado na Av. Brasil, 800, no Jardim Amanda.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo