Você ainda não conferiu a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona? Então, se apresse porque o evento está na última semana. A programação desta quinta-feira (22/04) apresenta três espetáculos e uma oficina. O público pode assistir todas as atividades e peças nos canais do YouTube do YouTube do evento e da Secretaria de Cultura. A mostra termina neste sábado (24/04).

A programação começa às 16h com mais uma exibição da peça infantil “A História da Cigarra e A Formiga”, da Cia. de Teatro São Genésio.

Depois, para quem quer aprender artesanato, a dica é acompanhar a oficina “Vitrais da Cidadania”, às 17h. Os participantes aprenderão a confeccionar um vitral, com produtos alternativos, e como fazer a manutenção da peça. Quem quiser participar e receber o certificado, deve fazer inscrição por este LINK. A oficina será em duas partes. A primeira acontece nesta quinta-feira. A parte 2 será nesta sexta-feira (13/04), também às 17h. 

A questão da crença religiosa nos tempos atuais é o mote do espetáculo “A Fé Que Acostumou A Falhar”, do Núcleo Arcênico de Criações, que será apresentado às 20h. Ao mesclar as linguagens da dança e do teatro, a peça investiga os caminhos que a palavra “fé” abre para as pessoas. Por meio do espetáculo, o núcleo mostra o aspecto renovador de alento e resiliência da fé até os discursos de extremismo e violência contra as divergências e as minorias propagados por líderes religiosos e igrejas. A programação terá também mais uma exibição do espetáculo “In-Ser-Vível”, da Cia. de Teatro São Genésio, às 22h.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos terão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa podem ser consultadas no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia