Connect with us

Nossa Cidade

Mostra Na Lona apresenta três peças que estimulam o público a refletir sobre temas da atualidade

Publicado

em

A arte estimula o público a fazer reflexões críticas sobre temas e questões atuais da sociedade. Esta é a característica que marca os três espetáculos que serão apresentados na 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona, nesta quinta-feira (15/04).

A programação começa às 14h com a oficina  “Produção audiovisual de baixo orçamento”. Os participantes aprenderão a produzir o roteiro de uma produção audiovisual, como fazer a captação de imagem em equipamentos alternativos, edição em programas de computador (softwares) livres, dentre outros tópicos. Quem quiser participar e receber o certificado, deve fazer inscrição por meio deste LINK. A oficina será em duas partes. A primeira acontece nesta quinta-feira. A parte 2 será nesta sexta-feira (13/04), também às 14h.

A preservação da água é o tema da peça infantil “Um Golinho Só” (foto), da Cia. Cornucópia de Teatro, às 16h. A história é ambientada num lugar chamado Vila da Pedra Quebrada, onde havia um riacho com água abundante e cristalina. Mas a situação piorou com a chegada de gigantes gananciosos, que movidos pela cobiça, poluíram o riacho. Por este motivo, a pacata Vila da Pedra Quebrada passou a sofrer com a escassez de água e a vida se tornou seca e triste. O espetáculo resgata “causos” e lendas relacionadas à água por meio dos personagens, que são uma mulher sábia, dois pescadores e uma serpente mítica. A partir da história, a peça busca conscientizar o público sobre a responsabilidade de cada pessoa na questão da preservação dos recursos naturais, em especial a água. 

A condição feminina numa sociedade machista e conservadora é o mote do espetáculo “As Bondosas”, da Cia. SOS de Teatro Investigativo, que será apresentado às 20h. A peça é protagonizada por três carpideiras, Prudência, Angústia e Astúcia, que são encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática. Ao longo do velório, as carpideiras ficam perplexas ao se depararem com situações estranhas e com o  comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, que morreu em circunstâncias incomuns. O espetáculo também faz uma crítica à hipocrisia humana e ao hábito das pessoas de vigiarem a vida alheia e de falarem mal dos outros. A programação desta quinta-feira terá mais uma exibição da peça “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.

As oficinas, workshops e espetáculos são exibidos nos canais do YouTube da mostra e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até o dia 24 deste mês.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para a participação do público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos contarão ainda com um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultada no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura “arruma a casa” para grande final do Amador

Publicado

em

Ação faz parte do mutirão de serviços de limpeza e zeladoria da Prefeitura de Hortolândia

Neste domingo (21/08), o Campo do Rosolém, um dos mais tradicionais da cidade, recebe diversas partidas de futebol por diferentes campeonatos organizados e apoiados pela Prefeitura de Hortolândia.

O final de semana esportivo promete uma grande movimentação dos torcedores ao redor do espaço esportivo, principalmente com os primeiros jogos das decisões do Campeonato Amador de Futebol. Para receber bem os espectadores, as equipes da Administração Municipal intensificaram, no decorrer da semana, a limpeza nas arquibancadas e áreas interna e externa. Nesta sexta-feira (19/08), completando as ações de zeladoria na área, as sarjetas das calçadas das ruas ao redor receberam pintura.

“Com a grande movimentação dos torcedores no Campo do Rosolém, neste final de semana, além dos serviços que deixam o espaço esportivo limpo e agradável, também reforçamos a pintura das sarjetas. Esta ação tem como objetivo o embelezamento, mas, principalmente, reforçar a visão para os motoristas e pedestres que circularem pela área, aumentando a segurança viária. Esperamos que as famílias aproveitem o final de semana esportivo em Hortolândia”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Poda do mato e limpeza em diferentes regiões

O mutirão de limpeza e zeladoria também foi realizado pela Prefeitura em praças, áreas verdes e canteiros centrais de ruas e avenidas de Hortolândia. Receberam a ação a “Praça do Roxo”, espaço de lazer recém modernizado no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, áreas verdes do Jardim São Bento e da Vila São Pedro e vias do bairro Terras de Santa Maria. “As equipes de limpeza e zeladoria continua os serviços também aos finais de semana. Pedimos o apoio e colaboração da população contra qualquer tipo de descarte irregular”, comenta Panício.

Descarte irregular é crime ambiental sujeito à multa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola para a primeira rodada do campeonato de futebol das categorias Mirim e Infantil de Hortolândia

Publicado

em

Torneio começa neste sábado e é organizado pela Prefeitura

À partir deste sábado (20/08), é a vez da molecada correr atrás da bola. A Prefeitura de Hortolândia deu o pontapé inicial e o campeonato de futebol das categorias Infantil (nascidos em 2007 e 2008) e Mirim (nascidos em 2009 e 2010) começa com partidas acontecendo nos tradicionais campos da cidade. Pela categoria Mirim, as partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos cada, enquanto no Infantil os jogos durarão dois tempos de 30 minutos. De acordo com a Secretaria de Esporte, neste ano, o diferencial será a permissão para a inscrição de meninas nos times que disputarão o campeonato. A competição tem previsão de encerramento para o dia 24 de setembro.  

Confira a fórmula de disputa

O torneio será disputado por oito times que serão divididos em dois grupos com quatro equipes em cada um. Os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo. Ao final da primeira fase, o líder de cada grupo já está classificado automaticamente para as semifinais. Já as equipes que terminarem em segundo e terceiro na classificação, respectivamente, disputam as outras duas vagas para a semifinal. “Veremos muitos talentos surgirem durante esta competição. A festa do futebol integrará jovens e pais em animadas manhãs nos nossos campos municipais”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Times estão divididos em dois grupos

GRUPO A: Bola de Ouro, Ases de Ouro, Projeto Revolução Esmeralda e Raça Sport

GRUPO B: Audax, Projeto Águia, Projeto Hortolândia e Canarinho

 

Jogos da primeira rodada

Sábado (20/08)

Campo do Rosolém

8h – Ases de Ouro x Raça

10h – Projeto Revolução Esmerada x Bola de Ouro

 

Campo do Adelaide

8h – Projeto Hortolândia x Projeto Águia

10h – Audax Hortolândia x Canarinho

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares