Connect with us

Nossa Cidade

Mostra Na Lona apresenta oito espetáculos e três oficinas neste fim de semana

Publicado

em

Banner

Uma boa dica de entretenimento cultural para este fim de semana é conferir a 6ª Mostra Nacional de Teatro Na Lona, que apresentará oito espetáculos e três oficinas. Toda a programação será exibida nos canais do YouTube do próprio evento e da Secretaria de Cultura. A mostra vai até o dia 24 deste mês.

A programação desta sexta-feira (16/04) começa com a segunda parte da oficina “Produção audiovisual de baixo orçamento”, às 14h.

A atração seguinte é o espetáculo “MalabaRindo”, do MB Circo, às 16h, que fará o público de todas idades dar boas risadas. A dupla de palhaços Tico e Polenta apresentará números de acrobacia, mágicas e malabarismo. 

Para quem quer aprender artesanato, a dica é a oficina “Arte Colorida Em Vidros”, às 17h. A atividade ensinará como executar todas as etapas de confecção de um vitral artesanal, utilizando produtos de decoração como colas, tintas, resinas, entre outros. Os participantes que quiserem receber o certificado da oficina, devem fazer inscrição por este LINK.

A programação da sexta-feira será encerrada com mais uma exibição do espetáculo “In-Ser-Vível”, da Cia. Rubricas, às 20h.

JOGOS TEATRAIS

Para as crianças, a programação do sábado (17/04) terá mais uma exibição da peça “A História da Cigarra e A Formiga”, encenada pela Cia. de Teatro São Genésio, às 10h.

O teatro é uma atividade que pode ser ensinada nas escolas. Este é o objetivo da oficina “Jogos Teatrais Na Sala de Aula”, às 14h. A oficina visa instrumentalizar professores de Educação Infantil para trabalhar com jogos teatrais, de maneira adequada e construtiva, e mostrar que estas atividades ajudam no desenvolvimento das crianças. Os participantes que quiserem receber o certificado, devem fazer inscrição por este LINK. A oficina será dividida em quatro aulas. As aulas 1 e 2 serão neste sábado. As aulas 3 e 4 serão no próximo sábado (24/04), também às 14h. 

A metáfora da eterna busca do ser humano pelo desconhecido como uma jornada de autoconhecimento é o mote da peça “A Ilha Desconhecida”, da Cia. dos Náufragos, que será exibida às 16h. O espetáculo é inspirado na obra literária “O Conto da Ilha Desconhecida”, do escritor português José Saramago (1922-2010), e traz ainda versos de obras dos poetas Jorge de Lima (1893-1953) e Fernando Pessoa (1888-1935). A peça conta a história de um homem que sai em busca de uma ilha misteriosa. Ao longo da jornada, ele enfrenta obstáculos: um rei despótico, ferozes burocratas, marinheiros incrédulos e encontrará uma inesperada companheira de viagem. Em tom de fábula, a peça mistura a linguagem da contação de histórias com músicas, compostas pelo próprio grupo com base em obras do folclore e do cancioneiro popular brasileiro. 

A rica tradição do folclore brasileiro também é fonte de inspiração da peça “A Farra do Boi Bumbá”,  da Companhia de Teatro Os Ciclomáticos, que será apresentada às 20h. O espetáculo conta a história de Pai Chico, que trabalha para um rico fazendeiro que tem um boi. Catirina, mulher de Pai Chico, está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. A confusão se instaura quando Chico traz a língua do boi para satisfazer o desejo da mulher. A peça apresenta ainda contos escritos pelo folclorista Câmara Cascudo (1898-1986). A programação do sábado terá ainda mais uma apresentação da peça “Dona Julia”, da Cia. São Genésio, às 22h.   

IMAGINÁRIO POPULAR

No domingo (18/04), a mostra promove mais uma exibição da pela infantil “A História da Cigarra e A Formiga”, às 10h.

O imaginário popular apresenta, muitas vezes, uma visão bem humorada sobre a vida e a morte. Esta é a premissa do espetáculo “A Casatória c’a Defunta” (foto), da Companhia Pão Doce de Teatro, que será exibida às 16h. O espetáculo conta a história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor. Mas, acidentalmente, ele se casa com uma defunta, chamada Moça de Branco, que o leva para o submundo. Ao longo da jornada, Afrânio faz amizades valiosas e aprende uma grande lição. Mas, ele não vai desistir do seu grande amor, mesmo que isso lhe custe a própria vida.

O humor dá o tom no espetáculo “O Pretendente”, da  Cia. Bambolina, às 19h. Na peça, ambientada na década de 1940, Iracema é uma mulher que quer casar suas sobrinhas. Certo dia, ela se levanta cedo para anunciar que elas receberão uma visita especial no jantar, um pretendente para uma das sobrinhas. A peça é uma comédia ácida protagonizada por personagens femininas à frente de seu tempo. A programação do domingo terá ainda mais uma apresentação do espetáculo “In-Ser-Vível”, da Cia. Rubricas, às 21h.

Após as apresentações, serão realizados bate-papos ao vivo abertos para o público com os grupos e os elencos de cada peça. Todos os espetáculos têrão ainda um “chapéu virtual”, por meio do qual o público poderá colaborar com o cachê e a manutenção dos grupos que participam deste ano da mostra. Mais informações sobre o “chapéu virtual” e a programação completa pode ser consultada no site da mostra.

MOSTRA NA LONA

A edição deste ano da Mostra Nacional de Teatro Na Lona acontece no formato online em razão do agravamento da pandemia e da prorrogação da Fase Vermelha do governo estadual para evitar aglomeração e conter a disseminação do Coronavírus. O festival é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. A mostra tem ainda apoio do governo estadual, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB 40/2020, e da Prefeitura de Hortolândia. A organização da mostra é do Centro Cultural Casa de Joana e da produtora City Web.

Ao longo de suas cinco edições anteriores, a Mostra Nacional de Teatro Na Lona ofereceu um panorama das artes cênicas com apresentações de grupos brasileiros e de outros países, trocas de experiências, debates e cursos. Com isso, a mostra tornou-se um evento de referência. Desde a primeira edição, a mostra apresentou mais de 240 espetáculos e registrou público de mais de 40 mil pessoas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Munícipe está preocupada com arvore condenada que ainda não foi cortada

Publicado

em

Banner

A moradora de Jardim Sumarezinho em Hortolândia, S.A.M.F., entrou em contato com a redação do Portal Hortolândia relatando a existência de uma árvore de grande porte na calçada em frente à sua residência, que, segundo ela, corre o risco de cair.

Ela solicitou ao poder público a poda da árvore, que está à rua Maria Zilda Salustriano de Freitas esquina com a rua Sebastião Isidro Rosa. A Moradora contou que já informou a situação à Prefeitura, por meio do telefone e alem de fazer todo o tramite pela internet. Disse que possui protocolo de atendimento e que aguarda a realização do serviço de poda a mais de 3 meses.

“Esta árvore está na minha calçada, próximo a estrutura da casa. Tem muitos galhos, é frondosa, mas está perigosa e pode cair. E quando chove, a árvore chega a encostar nos fios da rede elétrica”, relatou a munícipe.

Ainda segundo a munícipe, a Prefeitura já realizou uma visita técnica e condenou a arvore a qual foi constada a presença de cupim como consta o texto na integra abaixo:

“Conforme vistoria técnica realizada no local dia 15/02/2021 pela Técnica em Meio Ambiente Aparecida Suely Nakazone CRQ 04261652 sendo que em análise visual do (s) exemplar (es) arbóreo (s) localizado (s) no endereço do presente protocolo, visto que o (a) Proprietário solicitou a avaliação do (s) exemplar (es) arbóreo (s) situado (s) em área externa. Constatamos a presença 01 exemplar (es) arbóreo (s) no local, sendo que: A. Área Externa – Exemplar (es) 01 (Ficus- espécie exótica – DAP= 80 cm) Arbóreo com cupim, com aspecto fitossanitário doente. Aparecida Suely Nakazone CRQ 04261652 2- Análise Técnica Autorização de Corte – árvore exótica doente Na avaliação supracitada, constatamos a presença de um exemplar arbóreo conhecido popularmente como Fícus (espécie exótica DAP= 80 cm) que apresenta aspecto fitossanitário doente, podemos verificar que existe uma parte do tronco principal apodrecida, devido a infestação de pragas (cupim ou formiga), logo o exemplar apresenta risco iminente de queda. Por este motivo, autorizamos a supressão do exemplar em questão. – Compensação Ambiental 1:1 (exótica – árvore doente) Em conformidade com a Lei Municipal n° 1.937/2007 e sua alteração na Lei Municipal n° 3736/2020 preconiza que para cada exemplar exótico doente, será compensado por 1 muda, ou seja (1:1). Esclarecemos que no período de 45 dias após o corte, o (a) responsável/ o (a) requerente deverá executar o plantio de 01 muda (s) de resedá, grevília anã, calistemon ou outro exemplar arbóreo adequado (altura mínima de 1,2 m) no local, totalizando o plantio de 01 exemplar (es) arbóreo (s). Enga. Agrônoma Alynne D. P. N. Sant’Anna CREA 5061582136”

Continue Lendo

Nossa Cidade

Tempo frio e seco em Hortolândia é a previsão do tempo para semana

Publicado

em

Banner

Prepare-se para um tempo frio e seco em Hortolândia, ou seja, não se esqueça da blusa e de hidratar-se durante todos os períodos.

          Nesta Segunda Feira (17), o vento chegará a 10 km/h e os termômetros marcarão entre 14° e 27°.

          Na Terça-Feira (18), apesar de uma temperatura mais amena, a umidade relativa do ar, por conta do período sem chuvas, volta a preocupar e pode chegar a 36%.

          O sol aparece entre nuvens na Quarta e Quinta Feira (19 e 20, respectivamente). Ainda não existe possibilidade de chuva e haverá uma oscilação de 15° a 27°.

          Na Sexta-Feira (21), poderemos ver a Lua Crescente, principalmente porque as nuvens darão uma leve dissipada. A sensação de secura permanece, com variação de 16° a 27°.

          E o fim de semana terá mudança brusca de temperatura, com sol sem nuvens o dia todo. Tanto Sábado (22) quanto Domingo (23), na parte da manhã, sentiremos leve frio e, logo depois, pela alta na temperatura, o calor ficará presente.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Nota oficial sobre o falecimento do Prefeito de São Paulo Bruno Covas

Publicado

em

Banner

Nossos sentimentos aos familiares e amigos de Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo. Nossa sociedade passa por um momento difícil de perdas e neste domingo (16/05) nos despedimos de uma jovem liderança política. Bruno Covas lutou até o fim com muita grandeza, mas foi vencido pela doença, deixando um exemplo de coragem e determinação.

 

José Nazareno Zezé Gomes

Prefeito

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares